Container Ecology Store Santos

Ásia-Norte da Europa superará os 10 milhões de TEU em 2018

Ásia-Norte da Europa superará....

O tráfego de contentores entre a Ásia e o Norte da Europa deverá superar os dez milhões de TEU em 2018, de acordo com a previsão da Drewry.

A concretizar-se a previsão, representará uma subida de 3% face a 2017.

A consultora justifica a antevisão, no seu mais recente relatório,  com a recuperação em curso no mercado russo, a procura por produtos asiáticos na Polónia e o declínio do tráfego de contentores em França, no Benelux e Escandinávia.

Entre Janeiro e Novembro do ano passado, os volumes transportados na rota cresceram 4,2%, para 9,1 milhões de TEU. Apesar do inesperado declínio no último trimestre (-1,6%), o crescimento anual de 2017 terá sido o mais alto desde 2014, já que em 2016 o tráfego aumentou apenas 1% e em 2015 caiu 4%.

Preços médios dos fretes em queda

Entre Outubro e Novembro de 2017, os carregadores não eliminaram, segundo a Drewry, capacidade suficiente para manter a ocupação dos navios. Em consequência, a taxa de ocupação caiu 10 p.p. em Outubro para 80%, taxa que se manteve em Novembro.

Como consequência, os preços médios dos fretes entre Xangai e Roterdão desceram em Outubro para 1 250 dólares/FEU (1 004 euros). Tratou-se do mínimo anual, embora tenham alcançado uma recuperação mínima no início de Novembro, que culminou, porém, em nova descida.

Desde o início de 2018, os preços nesta rota regressaram aos níveis de meados de 2017, atingindo cerca de 1 800 dólares/FEU (1 446 euros) devido ao aumento da procura nas semanas que antecederam o ano novo chinês.

 

 

Fonte: Transportes & Negócios

Deixe seu comentário

Comentários:

Leia também:

Enquete


Gostou do novo Site do Jornal Portuário





videos