Depois de mais um dia estafante, preenchido com múltiplas e diferentes atividades, resolvi parar por um instante.

Pensei em praticar um pouco de “nadismo”, deixando o meu recorrente “tudismo” de lado, mesmo que fosse por um átimo. Mas o nada nunca me agradou, jamais me bastou.

Resolvi, então, ver o tempo passar.

Para minha completa surpresa, ele parou e resolveu conversar comigo.

De fato, o tempo parou, pois tudo o mais ficou imóvel, exceto por uma suave e agradável brisa que acompanhou aquele lapso temporal.

Cheguei a me beliscar, para saber se estava acordado. Doeu!

O tempo riu e perguntou: - Já passou?

Respondi que ainda não havia dado tempo.

Sorrindo, ele respondeu: - Então, toma um pouco de mim! – e a dor passou.

Ele prosseguiu, questionando-me sobre como eu o estava usando, como se não soubesse.

Descrevi minha rotina insana, as noites insones no afã de resolver problemas do trabalho, refeições às pressas, cobranças, deveres…

Receba as notícias do porto no seu e-mail Resumo com o que mais importa no setor portuário — sem spam, cancele quando quiser.

– Você só me usa para isso? – ele interrompeu e continuou – Só hoje, pela primeira vez, você me viu passar em vez de só me deixar passar! Você resolveu dar tempo para mim, por isso eu resolvi parar o tempo para você refletir o tempo passado, seu tempo presente e como você pretende me usar no futuro, sem me desperdiçar.

O tempo tinha razão!

Há tanto tempo eu estava tão absorto em viver em função do mundo, que o tempo passava sem que eu percebesse, sem sentido ou direção. Eu só o notava enquanto clima, sobretudo quando limitava meus afazeres, ou quando eu não tinha tempo para fazer o que eu gostaria, pois o que era prazeroso eu entendia como perda de um tempo precioso.

– Ah, eu sou precioso para você? – Ele leu meu pensamento!

– Você precisa aprender a me usar melhor! Dar tempo ao tempo, para ter um tempo seu, uma relação pessoal comigo.

Aquela conversa parecia perda de tempo, mas eu lembrei que o tempo estava parado.

Pensei na Teoria da Relatividade. Eu teria memória daquele momento?

O tempo me observava visual e telepaticamente, entendendo o paradoxo que eu experimentava.

– Eu já perdi a conta do tempo que estou por aqui, eterno que sou. Mas você é efêmero! Precisa me aproveitar mais com coisas que não sejam só obrigações e rotinas.

Eu, que cheguei a pensar que tinha todo o tempo do mundo, voltei no tempo da memória e encontrei coisas que eu deveria ter aproveitado ou feito, mas adiei, pensando que não era o momento ideal. Não foi tempo perdido, mas o tempo adiado da oportunidade perdida.

Dizem que o tempo não para, mas ele parou para mim!

Não só parou como conversou comigo!

Não sei precisar quanto tempo isso levou, até porque o tempo estava parado.

O tempo sorriu para mim e disse: - Não lamente não ter me aproveitado mais. Às vezes leva tempo para as pessoas aprenderem a me dosar, entenderem que eu estou sempre por aqui, em qualquer tempo. Eu existo para isso!

Aquele alerta foi um alento, um livramento dos padrões que eu seguia.

O tempo notou isso e sentiu que não havia se perdido em dar-me atenção.

Ele sorriu e as coisas lentamente começaram a retomar seu curso. Era tempo de ele voltar a passar.

Ele se despediu, mas antes de retomar seu infindável curso, olhou para mim e exortou: - Carpe diem! Omni diem!