A abertura da Semana da Indústria em Cubatão reforçou a importância do diálogo entre o setor produtivo, a sociedade civil e o poder público para enfrentar os desafios da indústria brasileira. O evento reuniu empresários, sindicalistas, autoridades e especialistas para debater temas ligados à competitividade, geração de empregos, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Durante o encontro, Fabrício Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo da cidade de Cubatão, destacou a necessidade de ampliar as políticas de reindustrialização do país. Cubatão foi apontada como um dos principais exemplos da força industrial brasileira, reunindo em uma mesma região atividades ligadas à indústria, logística, porto e turismo.
Segundo os organizadores, a cidade já chegou a representar cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e continua sendo um dos mais importantes polos industriais do país. Atualmente, mais de 56% do PIB municipal é proveniente da atividade industrial.
A programação da Semana da Indústria inclui fóruns técnicos, feira de empregabilidade, debates sobre desenvolvimento sustentável e o relançamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cubatão, que pretende reunir diferentes setores para construir propostas voltadas ao fortalecimento da economia regional.
A Semana da Indústria em Cubatão reuniu representantes do setor produtivo, trabalhadores e poder público para discutir a retomada da competitividade industrial brasileira e o papel estratégico da cidade no desenvolvimento nacional.
Outro destaque do evento foi a valorização dos trabalhadores da indústria, considerados fundamentais para o funcionamento da cadeia produtiva brasileira.