A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a prorrogação, por mais 120 dias, do desconto na tarifa cobrada dos chamados “navios verdes” e das embarcações com maior frequência no Porto de Santos. O benefício tarifário vem sendo concedido desde 2023 e a prorrogação entra em vigor no dia 10 de junho.
Os descontos para navios verdes são aplicados em embarcações que possuem cadastro e pontuação/score positivo no Índice Ambiental de Navios (Environmental Ship Index – ESI), da Organização Marítima Mundial (IMO), e podem chegar a 15%. Aplicam-se ao uso das infraestruturas de acesso aquaviário, cobradas por tonelagem de porte bruto da embarcação.
Já os descontos para os navios com maior frequência, segundo a APS, são concedidos com base no histórico de escalas dos 12 meses anteriores ao mês de atracação, a ser aplicado ao item 2 da Tabela 1 de Infraestrutura de Acesso Aquaviário, considerando a diferenciação entre as embarcações de longo curso e as de cabotagem.
Os navios de longo curso podem ter até 55% de desconto, e os de cabotagem até 60% (em ambos os casos, quando houver 48 ou mais escalas em Santos).
De acordo com a APS, o Porto de Santos busca liderar a transição energética no setor aquaviário nacional. A aplicação de desconto para navios ambientalmente mais eficientes é uma das alavancas do esforço da APS no combate ao risco climático.
O setor marítimo responde por 80% do comércio mundial e por 3% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), segundo dados da IMO. Nesse contexto, a transformação dos portos é considerada fundamental para o cumprimento das metas do Acordo de Paris (tratado internacional adotado em 2015 para reduzir emissões de GEE no sentido de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais).