China planeja investir em projeto que pode ser estratégico para a indústria e o agronegócio brasileiro. A ferrovia de carga visa ligar o oceano Atlântico ao Pacífico, facilitando e barateando ao escoamento da produção e as exportações para o gigantesco mercado asiático.
Brasil, Peru e China anunciaram a composição de uma parceria estratégica para formalizar o projeto da Ferrovia Transoceânica, que promete revolucionar não apenas as relações comerciais, mas também a logística entre a América do Sul e a Ásia, abrindo novas rotas e oportunidades para ambos os continentes.
A Ferrovia Transoceânica surge em decorrência da crescente influência chinesa na América do Sul e pode ser vista como um desdobramento da iniciativa Cinturão e Rota da China, que visa construir infraestruturas ligando a China a várias partes do mundo.
O projeto é desafiador por vários motivos, como por exemplo, a complexa geografia sul-americana. No entanto, com o comércio bilateral entre a China e a região ultrapassando US$ 490 bilhões, motivos para investir na conexão com a América do Sul não faltam.
Em 2017, foi formalizado o fundo Brasil-China, na ordem de U$ 20 bilhões, cujo objetivo é fomentar projetos de infraestrutura entre as nações. Além disso, a ferrovia estratégica para a indústria e o agronegócio brasileiro, poderia ser viabilizada através do Banco do BRICS Policy Center.
Fonte: @GeopoliticaHoj | Foto: Divulgação / Créditos:
O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: