Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O mundo consome fertilizantes | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O mundo consome fertilizantes

O mercado mundial é composto por 60% de nitrogênio, 20% de fósforo e 20% de potássio

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2250 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Em 2021 os números do consumo de fertilezante ao redor do Globo era de 185 Mt. Tendo como consumidores principais a China, Índia, EUA, Brasil e Paquistão essa ordem pouco mudou mesmo após a Guerra entre a Ucrânia e a Russia. Tendo o mercado mundial composto por 60% de nitrogênio, 20% de fósforo e 20% de potássio. 

Por que são fertilizadas as culturas?

Dois bilhões de pessoas sofrem déficits no consumo de micronutrientes, tanto por alimentação insuficiente, quanto por dietas mais desequilibradas (IFA, 2020). Os fertilizantes desempenham um papel importante na melhoria da segurança alimentar.

Qualquer cultura em crescimento requer nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. O solo é o principal fornecedor dos nutrientes necessários ao desenvolvimento dessas culturas, além do ar e da água. Cada vez que é colhido, os nutrientes são extraídos do solo, que foram absorvidos pelas culturas.

PARA PARTICIPAR CLIQUE AQUI!

A função da fertilização é fornecer nutrientes aos solos para promover o crescimento e o desenvolvimento das culturas, ao mesmo tempo que garante que a produção pode crescer enquanto mantém o nível nutricional do solo. Essa contribuição de nutrientes é essencial para aumentar a produtividade por hectare das lavouras, mas não é a única razão para fertilizar. Um solo fertilizado melhora a eficiência no uso da água, aumenta a resistência a doenças e melhora a qualidade final das lavouras, entre outros fatores.


| 👉🏽 Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Jornal Portuário e receba em primeira mão as principais notícias do setor portuário.

Além disso, em meio a uma crise climática global, os fertilizantes estão ajudando a garantir a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. As mudanças climáticas têm impacto na aceleração de doenças, pragas e na redução da qualidade dos solos. No último Relatório de Risco Global do Fórum Econômico Mundial, as três principais preocupações dos membros do fórum foram destacadas: mudanças climáticas extremas, fracasso das políticas ambientais e danos irreparáveis ​​ao meio ambiente (WEF, 2021). Um solo fertilizado não só melhora a produção de alimentos, mas também ajuda a prevenir a erosão e degradação dos solos, garantindo assim a sustentabilidade produtiva.

Não satisfeito com isso, os fertilizantes são fundamentais em qualquer estratégia de segurança alimentar. Com a economia global em meio à pandemia do coronavírus, estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas sofram déficits no consumo de micronutrientes, tanto por alimentação insuficiente quanto por dietas mais desequilibradas (IFA, 2020). Os fertilizantes desempenham um papel importante na melhoria da segurança alimentar e devem fazer parte da estratégia global de segurança alimentar. Sem eles, estima-se que a produção global de alimentos cairia 50% (IFA, 2020).

Como o mercado mundial de fertilizantes é distribuído? Quem são os principais compradores?

O mundo consome 185 milhões de toneladas, a Argentina apenas 5,3 Mt, cerca de 3% do total mundial. Os principais consumidores são: China, Índia, EUA, Brasil e Paquistão. O mercado mundial é composto por 60% de nitrogênio, 20% de fósforo e 20% de potássio.

Produtores agrícolas de peso no mundo compõem a lista dos principais consumidores de fertilizantes, contribuindo fortemente para a demanda global por esses produtos, que oscila em torno de 185 milhões de toneladas de consumo anual. Os primeiros 5 respondem por mais de 60% da demanda mundial: China, Índia, EUA, Brasil e Paquistão. A Argentina está na 24ª posição. Da mesma forma, este mercado mundial de fertilizantes é composto de cerca de 60% de nitrogênio e uma porcentagem ligeiramente superior a 20% de fósforo, com o restante um pouco menos de 20% de fertilizantes de potássio.

Quem são os principais exportadores de fertilizantes?

Rússia, Canadá e China são os países mais importantes em termos de vendas externas de fertilizantes. O mercado mundial é de 100 milhões de toneladas.

Por outro lado, a oferta exportável é mais dispersa do que a demanda global. Rússia, Canadá e China representam quase metade das exportações globais de fertilizantes, que totalizam mais de 100 milhões de toneladas. Nesse sentido, os fertilizantes nitrogenados são os mais exportados na Rússia. Por outro lado, no Canadá a produção de potássio se destaca, com outros fertilizantes sendo marginais na exportação. Por fim, China concentra suas exportações em potássio, também exportando nitrogênio em menor proporção.

Fonte: Adaptado de Bolsa de Comércio de Rosário | Maissoja | Fotos / Divulgação / Créditos: Texto Original: 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário