Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Da parede ao aplicativo, escalação de portuários passa por transformação em Santos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Da parede ao aplicativo, escalação de portuários passa por transformação em Santos

Primeiro sistema de escalação eletrônica foi introduzido pelo Ogmo em 2006

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1688 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Antes era no grito, com carteiras pretas agitadas no ar, na parede de um armazém, no cais do porto, à mercê da escolha do mestre. Hoje, é na palma da mão e por meio de conexão com a internet que o trabalhador portuário avulso do Porto de Santos acessa um aplicativo no celular e escolhe o trabalho e o local disponíveis. O fato é que ao longo das últimas décadas, a forma de escalação sofreu intensas transformações, navegando pelos avanços tecnológicos.

O primeiro sistema de escala eletrônica foi implantado pelo então Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos (Ogmo Santos) em 2006. Já em 2019, a escalação passou a ser feita via aplicativo Ogmo Santos Digital. Porém, assim como a evolução da escala, também é histórica a resistência do trabalhador portuário avulso ao sistema eletrônico.

 👉🏽 Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp

“Quando entrei, era no grito. Antes, o mestre escolhia quem ele queria levar ao trabalho, agora é por número e você vai na sua vez. Tenho saudades daquela época. A escala eletrônica mexeu em um sistema que dava certo desde a sua criação”, disse o estivador tratorista Alex de França Bio, de 49 anos. Bio atua no Porto de Santos há 30 anos, sendo a terceira geração de sua família no ramo.

Seu avô, Reinaldo Alves Bio, foi estivador por mais de 40 anos e o seu pai, Eduardo Antônio Bio, se dedicou ao cais por 47 anos, até o seu falecimento, em 20 de março de 2019, em decorrência de um acidente de trabalho. O amor ao ofício e ao Porto de Santos são coisas de sangue e está tatuado nos genes da família Bio.

“Eu amo trabalhar no Porto, dele tiro o sustento da minha família e não sei fazer outra coisa. Meu avô e meu pai também amavam o que faziam”, contou Bio, que tem no seu pai a sua maior referência. “Sou estivador tratorista, assim como meu pai era. Eu o admirava muito”, declarou.

Ponderações
O presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), Bruno José dos Santos, que conta 30 anos dedicados ao porto santista, não aprova a escala eletrônica.

“Presencialmente era melhor. Conseguíamos reverter alguns problemas que surgiam na hora da escala. Hoje, por exemplo, se o operador faz uma requisição errada, o sistema não corrige. Quando era presencial, a gente falava com o escalador e o problema era arrumado na hora”, afirmou o sindicalista.

“Para o trabalhador, a escala remota, por meio de aplicativo, trouxe prejuízo. Cada turma começa num número por causa da quantidade de trabalho. Já aconteceu de o sistema embaralhar tudo e chamar quem já tinha trabalhado e não quem estava ‘agulhado’ (o trabalhador da vez, o primeiro a escolher o trabalho no sistema)”, explicou.

Há quatro turnos de seis horas de trabalho por dia no Porto de Santos. Em cada período, são engajados de 10 a 300 trabalhadores portuários avulsos, de acordo com o sindicalista.

“O ponto positivo da escala eletrônica é que o trabalhador já sai de casa empregado. Mas, se você fizer uma pesquisa junto aos trabalhadores, eu creio que 98% diriam que gostariam que houvesse pelo menos um ponto de escalação presencial. Não existe mais. Quando dá problema na escala digital, todo mundo liga para o sindicato. Imagine 1.200 homens ligando para nós, reclamando quando o sistema cai e ele não pode trabalhar porque não foi escalado na vez dele e fica no prejuízo”, comentou.

O Ogmo Santos implantou a plataforma digital de escalação em 2019, por meio do aplicativo Ogmo Santos Digital e pelo site. Procurado por A Tribuna, para comentar sobre as transformações nas escalas dos trabalhadores avulsos, o órgão não retornou até o fechamento desta edição.

*Portuário há 30 anos, Alex Bio “herdou” do pai, Eduardo Bio, o amor pela estiva e pelo Porto de Santos 

Fonte: a Tribuna ONLINE | Foto: Divulgação Matheus Tagé/AT

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário