Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Fábio Mello Fontes assumir a presidência da Praticagem de São Paulo | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Fábio Mello Fontes assumir a presidência da Praticagem de São Paulo

Ele substitui o prático Bruno Roquete Tavares, que durante dois anos imprimiu a marca da inovação tecnológic

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1398 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O prático Fábio Mello Fontes acaba de assumir a presidência da Praticagem de São Paulo, função que já ocupou seis vezes nos últimos anos. Ele substitui o prático Bruno Roquete Tavares, que durante dois anos imprimiu a marca da inovação tecnológica, a preparação para a chegada dos grandes navios e a implantação do programa de sustentabilidade.

Com 83 anos, uma incrível vitalidade, bom humor e amor pela profissão, Fontes é muito querido e conhecido no Porto de Santos. “Ser prático só me trouxe coisas boas. Eu desde menino gostava de navios e me encaixei completamente nessa profissão. Sempre quis ser da marinha mercante, embora meu pai insistisse na marinha de guerra. Durante sete anos naveguei sem parar até passar no concurso para prático no Porto de Santos, em janeiro de 1969. E uma função delicada, que muito me honra”.

👉🏽 Clique aqui e Receba notícias no seu WhatsApp

Há 53 anos trabalhando no complexo, o novo presidente é testemunha ocular da expansão: “Quando cheguei, o calado máximo permitido nas marés altas para entrar no porto era menos de 10 metros; hoje operamos navios gigantescos com 14,5 metros, uma grande evolução. Venho acompanhando de perto o trabalho da Praticagem de São Paulo para atender com eficiência e dinamismo ao Porto de Santos, que vem batendo recordes seguidos na movimentação”.

Fábio Mello Fontes iniciou sua carreira na primeira turma da EMMRJ (Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro) no ano de 1958, inaugurando a escola. Passou em primeiro lugar no concurso para prático de Santos e lembra que foi recebido pelo capitão dos Portos da época, comandante Henrique de Mendonça Kusel.

“Quando eu cheguei, a média era navios de 120, 140 metros; os rebocadores eram antigos para as necessidades do momento, não havia defensa no cais, o prático não tinha rádio para manobrar, usava apito de juiz de futebol com código sonoro. Hoje esperamos a chegada dos navios de 366 metros, estamos falando de três vilas belmiro mais uma piscina olímpica e mais um metro”.

Fontes conta que participou e testemunhou essa evolução natural: “Nós práticos fomos acompanhando com novos equipamentos eletrônicos, montamos um Centro de Operações moderno com tecnologia de ponta e temos um sistema de coordenação do tráfego no Porto de Santos que atingiu o estado da arte, o mais dinâmico, mais preciso e evoluído, com atualização constante”.

Na memória, Fontes traz uma recordação especial de gratidão. Como oficial de convés do navio Cabo Orange, certa vez encontrou com o prático Federico Souza Bento Jr, já falecido, que depois se tornou seu amigo. Explicou que pretendia fazer o próximo concurso e deixou seu cartão de visita. Um ano depois recebeu o telegrama de Federico, para que se preparasse que o processo seletivo seria aberto em breve. “Graças a ele estou aqui”.

Para Fontes, a maior dificuldade será substituir Bruno Tavares: “Meu colega teve um desempenho tão grande e com tantos resultados excelentes, que se eu chegar perto vou me dar por muito feliz”.

Acompanhando há 53 anos toda dinâmica da evolução do Porto de Santos, sabe bem a importância do trabalho da praticagem: “Já tivemos esse ano navios de 347 metros e o crescimento se insere num momento atual de economia de escala no mundo inteiro. Santos está dentro dessa realidade”.

“Nossos práticos foram treinados em centros de excelência nos Estados Unidos e na França. Estamos preparados para os navios 366 e continuaremos contribuindo para o desenvolvimento do nosso porto com aceleração segura do tráfego. O porto sofreu evolução, os terminais se modernizaram, mas a geografia do porto é a mesma. Isso nos obriga a um jogo de xadrez para coordenar as posições de entrada, cruzamentos e saídas para otimizar e agilizar o resultado”.

Fontes também destaca como a relação dos práticos com a Cidade foi se fortalecendo nos últimos anos. “Eu frequento vários lugares e sempre tem quem elogia o trabalho da praticagem e mostra curiosidade pelos desafios da profissão”.

Fonte: Clipping | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Anibal da Costa Lino Costa, em 22/05/2023 16:51:31:

Senhores,Sou petroleiro aposentado, trabalhei por longos anos, desde 1987 no Terminal Marítimo Almte. Alves Cãmara, TEMADRE, da Petrobras.


Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário