Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Fato ou Fake? Hiper congestionamento dos portos brasileiros | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Fato ou Fake? Hiper congestionamento dos portos brasileiros

O congestionamento em portos, seja no Brasil ou no mundo, pode ser o principal motivo para a escassez de produtos e serviços

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1034 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Nos últimos dias, alguns vídeos e afirmações estão circulando as redes sociais e apavorando profissionais atuantes no comércio exterior. Afinal, com todos os eventos políticos, econômicos e sociais acontecendo no Brasil, está ocorrendo o hiper congestionamento dos portos brasileiros?

Existem muitas variáveis que podem afetar a cadeia logística das operações no comércio exterior, porém, é válido apontar que o conteúdo disseminado nas redes sociais sobre o suposto hiper congestionamento dos portos brasileiros é fake, conforme Leandro Carelli Barreto, diretor da Solve, empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado com Shipping Intelligence, em declaração, afirmou que a quantidade de navios apresentada é normal e que não há nada de absurdo acontecendo em qualquer porto no Brasil.

Na verdade, o que está ocorrendo é que os navios possuem uma programação para embarque e desembarque da mercadoria e, às vezes, acabam chegando antes do tempo estabelecido para a sua “janela de atracação”, que é o horário agendado para ele realizar as atividades combinadas. Nessa situação, a embarcação ficará no aguardo da sua vez e isso pode demorar apenas algumas horas ou dias.

Além disso, ainda de acordo com Leandro, é importante tomar cuidado ao receber essas imagens e levar em consideração o período e os acontecimentos, às vezes existem muitas embarcações para atracar pois a época é de alto fluxo comercial, como em temporadas de festas ou promoções.

O Setor Portuário atual

O setor portuário brasileiro compreende todas as empresas e instituições que conduzem e gerenciam os portos, sejam eles lacustres, via lagos e canais de navegação interior, marítimos, que possuem contato direto com o mar, ou fluviais, por rios. Para exemplificar, um porto lacustre seria o Porto de Pelotas, um marítimo, o Porto de Santos e um fluvial, o Porto de Manaus.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, existem 35 portos públicos no país, sendo que 18 são administrados por estados e municípios por meio de convênios de delegação, 15 por empresas controladas pela União e 2 são gerenciados por entes privados.

É válido ressaltar que, para serem eficientes e evitar congestionamentos, são gerenciados com sistemas de monitoramento e agendamento de atracação de navios.

Como um porto funciona

De forma simplificada, o caminho que uma mercadoria transportada por contêiner percorre é dividido em 4 etapas, conforme a imagem abaixo:

Os congestionamentos de portos

De acordo com artigo do Jornal Estado de Minas, sobre o congestionamento de navios e contêineres, publicado em outubro de 2021, países como a Inglaterra, Estados Unidos da América e outros países ficaram congestionados, nos portos de Long Beach e Los Angeles, nos EUA, por exemplo, mais de 50 navios ficaram à espera da autorização para atracar durante horas.

Os dois maiores desafios que promovem o congestionamento em portos europeus ou americanos, são: a falta de mão-de-obra e a infraestrutura insuficiente. O Brasil, de acordo com Barreto, não sofre mais com esses problemas, ao menos não em uma proporção que crie um hiper congestionamento em portos.

Dessa forma, é importante destacar que deve se ter uma visão crítica para todo conteúdo a que se tem acesso, buscar outras fontes e profissionais da área para evitar disseminação de informações falsas e interpretações errôneas de dados abstratos.

Fonte: Comex do Brasil | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário