Governo anuncia a maior indústria de fertilizantes da América Latina | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Governo anuncia a maior indústria de fertilizantes da América Latina

As fábricas inativas irão aumentar a produção nacional de fertilizantes em 62%

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2041 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo as fontes, sinalizou a retomada das conclusões das obras das unidades da Petrobras; As fábricas inativas irão aumentar a produção nacional de fertilizantes em 62%.

Desde de 2014 com as obras paradas, a conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), em Três Lagoas (MS), pode ter o término visto ao horizonte. A Petrobras (PETR3, PETR4) informou na noite desta terça-feira, 24, que foi aprovado o encerramento do processo competitivo, que estava na fase vinculante, para venda integral da UFN-III, considerada a maior fábrica de fertilizantes da América Latina.

A Petrobras avaliará seus próximos passos relacionados ao desinvestimento do ativo em questão, em alinhamento ao Plano Estratégico 2023-2027 vigente. Primeiro, é importante destacar que o governo já se posicionou quanto ao término. Outro ponto é que Lula já deu o aval para retomada da independência do Brasil quanto aos fertilizantes.

“O Brasil é grande demais para renunciar a seu potencial produtivo. Não faz sentido importar combustíveis, fertilizantes, plataformas de petróleo, microprocessadores, aeronaves e satélites. Temos capacidade técnica, capital e mercado em grau suficiente para retomar a industrialização e a oferta de serviços em nível competitivo”, a afirmação é do presidente Lula.

A UFN-III é uma unidade industrial de fertilizantes nitrogenados localizada em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul. A construção da UFN-III teve início em setembro de 2011, mas foi interrompida em dezembro de 2014, com avanço físico de cerca de 81%. Após concluída, a unidade terá capacidade projetada de produção de ureia e amônia de 3.600 t/dia e 2.200 t/dia, respectivamente.  O processo competitivo referente ao desinvestimento na unidade produtora de fertilizantes nitrogenados da Petrobras estava na fase de recebimento de propostas vinculantes. Em junho do ano passado, a estatal contratou o Bradesco BBI como assessor financeiro exclusivo para a venda da fábrica. Recentemente, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou em entrevista que a unidade não seria mais vendida e que a Petrobras assumiria a finalização das obras para início da produção de fertilizantes.

“Primeiro, importante destacar que o governo já se posicionou quanto ao término, isso é importante destacar do governo federal. O segundo ponto, pela linha adotada pelo governo federal, nós acreditamos que deve caminhar que a Petrobras faça a conclusão da obra. Inclusive, no mês de março, já está prevista uma visita do presidente da Petrobras junto com o ministro Alckmin, pra ver in loco, conhecer a obra da UFN3, o estágio que ela se encontra. A partir daí, a presidência da Petrobras, o conselho da Petrobras, tomar decisão do encaminhamento. Mas a nossa expectativa é de que essa obra venha a ser terminada pela própria Petrobras”, detalha o secretário.

Verruck destacou que a decisão da Petrobras de encerrar o processo de venda da fábrica de fertilizantes não pegou o governo sul-mato-grossense de surpresa. “Nós já esperávamos em função da equipe de transição do governo Lula. Quando nós apresentamos a proposta da UFN3, a tendência do governo era suspender qualquer processo de venda na Petrobras. Então o ato público que aconteceu foi a suspensão do procedimento de venda”. Verruck destacou que a obra já tem 81% concluída. O secretário acredita na tendência da estatal finalizar as obras.

Fonte: Compre Rural | Foto: Divulgação / Reprodução/TV Morena

Leia mais em: https://www.comprerural.com/lula-anuncia-a-maior-industria-de-fertilizantes-da-america-latina/

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Porto do Rio de Janeiro ingressa no Mercado Livre de Energia