A temporada brasileira de cruzeiros 2022/2023 terminou neste domingo como a maior dos últimos 10 anos - foram 9 navios de cabotagem com 143 escalas no Porto de Santos, o que gerou mais de 11 mil vagas de empregos para tripulantes. Em outubro, terá início a temporada 2023-2024, que promete superar essa marca: além de ser mais longa (de 29/10 a 3/5), terá nove novos navios e dobrará os postos de trabalho.
Para quem deseja trabalhar nesse setor, agora é a hora de se capacitar: as inscrições para o Projeto Jovens Tripulantes podem ser feitas até quinta-feira (20/04). A iniciativa é voltada para interessados de todo o Brasil que queiram mudar de vida, ganhar em dólar ou euro e conhecer o mundo trabalhando a bordo de transatlânticos. Ao todo, são 150 vagas disponíveis.
Os candidatos precisam ser brasileiros, residir no Brasil, ter entre 18 e 45 anos; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter o sonho de mudar de vida por meio do trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do projeto www.deck4.com.br/jovenstripulantes.
Com uma metodologia que já formou mais de 22 mil pessoas no país, o projeto social oferece preparação por meio de cursos on-line gratuitos, ministrados pelos melhores profissionais do mercado da hotelaria marítima no mundo, através da Deck4, plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios.
Conforme Fabrício Brito, idealizador do projeto e co-fundador da Deck4, as expectativas para a próxima temporada são as melhores possíveis. “Serão milhares de vagas de trabalho para quem estiver devidamente preparado técnica e emocionalmente para embarcar. O MSC Grandiosa virá pela primeira vez ao Brasil e só ele tem capacidade para 1.700 tripulantes”.
Além de ganhar em dólar, a possibilidade de viajar o mundo, aprender novos idiomas e qualificar ainda mais os currículos são os grandes atrativos para quem procura o projeto. “Os salários variam de R$ 4.500,00 a R$ 15.000,00 dependendo da função e do nível de inglês que o tripulante apresentar.”, enfatiza
Segundo ele, nesta temporada brasileira 2022/2023, 258 alunos do Projeto Jovens Tripulantes conseguiram uma oportunidade de emprego nos cruzeiros (sendo 169 embarcados pela primeira vez e 89 reembarcados para novos contratos). Além desses, 170 alunos trabalharam fora do Brasil, em companhias que não fazem a temporada brasileira.
Sobre o processo seletivo
Após o processo seletivo do Projeto Jovens Tripulantes, a lista final de aprovados será divulgada no dia 24 de abril. As matrículas para os candidatos serão feitas nos dias 25 e 26 de abril e, no dia 27 do mesmo mês, haverá um aulão inaugural para os selecionados.
Após todo esse processo seletivo, os jovens darão início ao curso on-line. Em até seis meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navios de cruzeiros, inclusive com ênfase nos idiomas inglês e italiano, com aulas ministradas por professores brasileiros e estrangeiros, diretores, gerentes e supervisores, todos tripulantes atuantes na indústria dos cruzeiros em todo o planeta. Durante o processo de formação, os alunos também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia, saúde e orientação vocacional.
Assim que concluírem os módulos específicos (Jornada do Tripulante, Primeiros Passos do Tripulante, Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha, Bar, Saúde & Covid-19 e Introdução aos Métodos de Segurança em Alto-mar), os estudantes farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase. Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil.
A capacitação oferecida pelo Projeto Jovens Tripulantes possibilita aos participantes a troca de experiências, vivências de aprendizados e o reconhecimento de aptidões e habilidades para a execução das tarefas que fazem parte do processo de aprendizagem para trabalhar em alto mar.
Uma das novidades da terceira edição do projeto é o lançamento do módulo Saúde do Tripulante que abordará temas importantes como a saúde mental dos tripulantes. "A Sampletrip, nova marca da empresa Samplemed dedicada aos exames a tripulantes, está muito satisfeita com esta parceria feita com a DECK4 e a oportunidade de aproximação e apoio aos nossos tripulantes em um novo ciclo da jornada deles rumo à carreira marítima, anterior à etapa que trabalhamos hoje da emissão dos Certificados Internacionais de saúde. Entendemos que a educação e capacitação é um ponto fundamental que pode moldar o futuro destas pessoas e queremos entregar através das aulas do novo módulo de Saúde do Tripulante toda a base necessária para que cada novo tripulante aprenda a respeitar o seu corpo, seus limites, e a se conscientizar da importância que a saúde tem na conquista dos seus sonhos. A nossa empresa é uma das únicas especializadas no país na saúde de tripulantes", destaca Luanna Eroles, Gerente de Produtos do Grupo Samplemed.
*Sobre o Jovens Tripulantes*
O Jovens Tripulantes é um projeto social idealizado pela Deck4 e já formou mais de 3.500 pessoas em todo o Brasil ao longo dos seus 15 anos de existência. No formato EAD, a plataforma já formou 900 alunos e 735 jovens conseguiram embarcar. Destes, 49% são da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Direcionado a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, o programa oferece oportunidades de qualificação profissional para futuros trabalhadores da indústria dos cruzeiros marítimos por meio de uma metodologia educacional reconhecida internacionalmente que já mudou a vida de mais de 22 mil pessoas.
O projeto conta com as parcerias do Litoral Plaza Shopping; Universidade Santa Cecília; Crew Life; Web para Leigos; FIXE; WorldCruises.com; Shelter Cursos, responsável pelo treinamento de STCW (Curso Básico de Segurança de Navio) e Sampletrip, empresa homologada pelas mais importantes companhias marítimas do mundo para a realização dos exames médicos admissionais dos tripulantes brasileiros antes do embarque.
*Mais informações: www.deck4.com.br/jovenstripulantes
Fonte: Assessoria de Imprensa | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: