Novo governo deve anunciar Marcio França como ministro dos Portos e Aeroportos | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Novo governo deve anunciar Marcio França como ministro dos Portos e Aeroportos

Presidente eleito aguarda aprovação da PEC da Transição para confirmar mais ministros

Enviado por: Redação | @jornalportuario
941 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O ex-governador Marcio França (PSB) deverá ser o titular do Ministério dos Portos e Aeroportos, que será criado com o divisão do atual Ministério da Infraestrutura. Também será criado o Ministério dos Transportes, responsável por rodovias e ferrovias.

O nome de França, assim como o de diversos outros ministros, deve ser anunciado pelo presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) depois que a PEC da Transição, que garante recursos para programas sociais como o Bolsa Família, for aprovada.

Após sofrer alterações na Câmara, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) voltará a ser apreciada no Senado. Para acomodar lideranças dos mais variados partidos e garantir apoio político a seu governo, Lula vai ampliar o número de ministérios dos atuais 23 para 37.

Ao que tudo indica, Marcio França parece satisfeito com a indicação. Inicialmente, o PSB reivindicava um ministério mais robusto, como o Ministério das Cidades, que é responsável pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”.  No entanto, por conta da desidratação de sua bancada (o número de deputados federais do PSB passou de 23, eleitos em 2018, para 14), o PSB receberia o Ministério da Ciência e Tecnologia —proposta de que foi recusada.

Nas negociações, com a criação de novos ministérios, surgiu a ideia de dividir o Ministério da Infraestrutura, que estava sendo cobiçado por MDB, PSD e o próprio PT.

Pesa a favor de Marcio França a sua liderança incontestável dentro do PSB, a habilidade política que permitiu a definição de Geraldo Alckmin como candidato a vice de Lula, e a sua disposição de renunciar a sua candidatura a governador de São Paulo para apoiar Fernando Haddad, num momento em que estava bem posicionado nas pesquisas eleitorais.

O fato de ter sido derrotado na eleição para o Senado não é considerado como negativo, uma vez que as principais lideranças da equipe de transição entendem que era tarefa praticamente impossível derrotar o candidato apoiado por Jair Bolsonaro — no caso, o ex-astronauta Marcos Pontes.

O futuro governo Lula terá 37 ministérios, que serão ocupados por indicados por 14 partidos políticos. A grande dúvida ainda é como será feita essa divisão: quantos serão preenchidos na cota pessoal de Lula, e quantos ministérios cada partido terá. Os articuladores do próximo governo ponderam que a divisão seguirá a representatividade dos partidos que integrarão a base de apoio do novo governo no Congresso Nacional.

Os partidos que já apoiam Lula

No primeiro turno, Lula contava com apoio de PT, PCdoB, PV, PSB, Solidariedade, Pros, Avante, Agir, PSOL e Rede, além de lideranças do MDB (mesmo o partido tendo Simone Tebet como candidata. No segundo turno, ganhou apoio do PDT de Ciro Gomes e o apoio de Tebet. Confirmada a vitória, recebeu sinalizações de políticos do PSD e União Brasil.

O tamanho da bancada de cada partido em 2023:

  1. PT – 68
  2. União Brasil – 59
  3. MDB -42
  4. PSD – 42
  5. Republicanos- 41
  6. PDT – 17
  7. PSB – 14
  8. PSOL – 12
  9. Podemos – 12
  10. PCdoB – 6
  11. PV – 6
  12. Cidadania – 5
  13. SD – 4
  14. PROS – 3
  15. REDE – 2

Fonte: Jornal da Orla | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Porto do Rio de Janeiro ingressa no Mercado Livre de Energia