Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O fim da SPA? | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O fim da SPA?

Toda mudança de comportamento requer uma mudança de pensamento

Enviado por: Redação | @jornalportuario
662 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Porto de Santos iniciou suas atividades no começo do século 16 e no fim do século 19 houve a concessão a investidores privados - fruto de um processo realizado em 1888, quando o governo brasileiro realizou concorrência para exploração do porto santista por 90 anos, vencida por José Pinto de Oliveira, Cândido Gaffrée, Eduardo Palacin Guinle, João Gomes Ribeiro de Aguilar, Alfredo Camilo Valdetaro, Benedito Antônio da Silva e Barros e Braga & Cia. Em conjunto, eles criaram a Empresa das Obras de Melhoramentos do Porto de Santos.

Depois, em 7 de novembro de 1890, surgiu a Companhia Docas de Santos (CDS). Foi por meio da CDS, por sinal, que os primeiros 260 metros de cais foram construídos em Santos, em 1892, criando assim o primeiro porto organizado do Brasil. Em 1980, terminou a concessão dos serviços portuários à Companhia Docas de Santos e a administração portuária retornou para o Governo Federal, por meio da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Em 25 de fevereiro de 1993, é promulgada a Lei 8.630/93 (então Lei dos Portos), que transfere as operações portuárias para o setor privado e seus trabalhadores de capatazia para o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). A Codesp passa a exercer, então, o papel de Autoridade Portuária de Santos.

Em 5 de junho de 2013, é promulgada a Lei 12.815/13 (conhecida como nova Lei dos Portos), regulamentada pelo Decreto 8.033/13. A legislação flexibiliza a instalação de Terminais de Uso Privado (TUPs) e recentraliza em Brasília o planejamento e as licitações de arrendamentos portuários. Seis anos depois, em 2019, a Codesp passa a ter o nome Santos Port Authority (SPA).

Chega o ano de 2023 e, com a posse do ministro Márcio França, o comando dos portos passa a ter uma visão mais voltada para a relação dos complexos logísticos com as cidades, trazendo para o debate questões importantes quanto ao desenvolvimento social e econômico das localidades que abrigam os portos.

No 1° Encontro Porto & Mar 2023, realizado na última semana pelo Grupo Tribuna, o atual secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários mostrou imensa preocupação com a transferência do Terminal de Passageiros para o Valongo e prometeu se debruçar no assunto, podendo assim atender melhor aos turistas que chegam à Baixada Santista, aumentando a possibilidade de novos investimentos no setor de turismo e no Centro Histórico de Santos, finalmente dando destino à área degradada daquela região.

O maior porto da América Latina tem em sua história muitas mudanças de rumo e nome e isso faz parte do modelo de gestão, do momento político em que o País atravessa e do andamento dos negócios também. A preocupação anterior estava voltada exclusivamente ao fomento do negócio, o que é legítimo. Contudo, a cidade sentia falta da proximidade com o porto, que possui muita história. Afinal, foi em Santos que muitos construíram riqueza, negócios e criaram suas famílias.

Anderson Pomini, novo presidente da Autoridade Portuária de Santos, publicou nas mídias sociais em conjunto com Bruno Orlandi, secretário de Portos e Emprego de Santos, que a logomarca da autoridade portuária será alterada e que a sociedade irá participar da escolha. A ideia é trazer os valores que foram conquistados ao longo de décadas e por gerações para a nova identidade do Porto de Santos.

Será o fim da logomarca e nome SPA? Toda mudança de comportamento requer uma mudança de pensamento. Me parece que o pensamento agora é focar no negócio, na economia regional e nas pessoas.

Fonte: A Tribuna  | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário