Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Patrício Júnior, diretor de investimentos da Terminal Investment Limited, é o entrevistado do Poder Entrevista | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Patrício Júnior, diretor de investimentos da Terminal Investment Limited, é o entrevistado do Poder Entrevista

Movimentação de contêiner em Santos pode saturar em 8 anos

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2786 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News


A movimentação de navios de contêiner no porto de Santos (SP) pode atingir seu limite em 8 anos, se não abrir novas áreas. A avaliação é de Patrício Júnior, 61 anos, diretor de investimentos em terminais da Terminal Investment Limited – a TIL, braço de terminais de contêiner do grupo MSC.

As primeiras consequências se o país chegar a essa situação seriam os aumentos dos preços dos produtos transportados e perda de eficiência do transporte. Como solução, Patrício Júnior afirma que seria necessário a modernização dos portos do Norte e Nordeste e novas áreas para movimentação de contêiner em Santos.

👉🏽 Clique aqui e Receba notícias no seu WhatsApp

“O crescimento de Santos mostra que em quase 8 anos o porto já vai estar sem capacidade na área de contêiner. Nós precisamos crescer, só que para isso tem que ter lugar para fazer o estoque dos contêineres e sem novas áreas, não vai fazer“, disse Patrício.

Uma das saídas ainda no porto de Santos para ampliar a capacidade de movimentação de contêiner é o arrendamento do super terminal STS10, que seria leiloado junto com o certame da autoridade portuária, que o atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, defende que não seja realizado.

O leilão do terminal enfrenta uma briga nos órgãos de controle para que donos de navios, chamados de armadores, que também possuem terminais em Santos, não possam participar do leilão, que é o caso da TIL.

O argumento da ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), que tenta tirar os grandes armadores do certame, é de que se eles ganharem uma grande área no maior porto do país, poderiam ampliar a prática de self-prefence: quando uma empresa de navegação utiliza apenas seus terminais portuários para movimentar suas cargas, o que provoca um esvaziamento dos outros terminais do porto.

“A capacidade do porto de Santos demanda ter nova área e novos investimentos. Nós só estamos solicitando que haja um leilão de uma área de concessão. Não estamos solicitando que ela seja dada para nós. Queremos que haja um leilão e quem tiver apetite comercial para poder fazer um ‘tender’ [proposta] e ganhar, que assim faça”, disse.

Patrício Júnior também disse que aguarda o plano de 100 dias do Ministério de Portos e Aeroportos para ver se sairá o leilão do STS10. “É importantíssimo porque o dinheiro existe e é uma coisa que o Brasil pode captar rapidamente”, afirmou.

Patrício tem 61 anos. É graduado em Ciências Náuticas pela Academia da Marinha Mercante do Brasil e em Gestão Portuária pela Universidade de São Paulo. Tem mais de 38 anos de experiência em diferentes posições de liderança no setor portuário, incluindo terminais de contêineres e companhias marítimas.

Na TIL, Patrício lidera 10 terminais operacionais da companhia. Também é presidente do Conselho de Administração da BTP, a Brasil Terminal Portuário, e da Portonave, ambas no Brasil.

Privatização & Segurança jurídica
Patrício Júnior também diz que, mais importante do que a privatização do porto de Santos é a segurança jurídica que o país adota.

“Se o governo acha que não deve privatizar, para nós não há diferença. Existe diferença quando faz um acordo, assina um pedaço de papel e ao longo do tempo esse acordo começa a ser alterado unilateralmente“, disse.

Patrício também disse que, entre as reformas estruturais que o Brasil precisa, a reforma tributária é a principal delas.

“A gente precisa ter tantas [reformas], mas eu te diria que a segurança jurídica e essa reforma tributária visando a infraestrutura, o crescimento, a eficiência e a diminuição de custos é fundamental para que o Brasil decole cada vez mais”, disse.

Fonte: Poder 360 Entrevista | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário