Porto de Santos com força política no Congresso | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Porto de Santos com força política no Congresso

O sucesso de um porto é ser ágil ao operar navios maiores das grandes rotas do comércio internacional.

Enviado por: Redação | @jornalportuario
630 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Há muito o Porto de Santos se ressente de representação política à sua altura, no Congresso. Para o próximo mandato, foram eleitos três deputados federais que irão representá-lo e, mesmo de legendas distintas, estarão alinhados nas questões fundamentais, de interesse da comunidade portuária. Por isso é importante, também para o Brasil, que todos eles façam parte da comissão de portos, como voz política do principal complexo portuário do hemisfério sul.
 
Na próxima semana, será anunciado o ministro da gestão Lula responsável pelo setor portuário. O governo que vai tomar posse é uma composição política que favorece a negociação. Os três deputados federais eleitos, da região do Porto de Santos, Alberto Mourão ((MDB), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana do Valle (PL) têm compromisso com a política portuária regional. Mais do que uma posição programática do governo PT de abortar a privatização do Porto de Santos, este programa, como Portogente anunciou, foi um insucesso em todos os portos que se tentou implantá-lo.
 
Esse crescimento político da região, na esfera federal, precisa ser sincronizado com a comunidade portuária. Sem o que, não será possível tirar o Porto de Santos da desordem que tem vivido, nos últimos seis anos. Toda uma diretoria da autoridade portuária sair algemada pela Polícia Federal. Mais recentemente, foi contratado o serviço de dragagem, em curso, com dragas da Van Oord, por R$ 100 milhões mais caro que a renovação possível do antigo contrato, com a DTA. Em desrespeito ao princípio constitucional da economicidade.
 
Tomando como referência outros momentos da gestão petista dos portos, decerto o novo governo terá melhor resultado do que foram os últimos quatro anos. Entretanto, isto não é suficiente como horizonte de sucesso: o jogo precisa ser jogado, para atrair investimentos e conquistar competitividade. Todavia, por se tratar de uma frente de forças políticas, na qual a região do porto fica mais fortalecida em sua representação parlamentar, favorece na aprovação de projetos fundamentais para a reindustrialização do porto atual, para o futuro.
 
Um cenário em que a comunidade do porto deve ter um papel protagonista, norteado por um debate estruturado, como resposta aos principais problemas e tendo como meta a realidade portuária mundial projetada para 2050. Do jeito que está o complexo portuário de Santos não pode continuar, limitado a um presente virando passado. Sem construir o futuro de melhores oportunidades.
 

Fonte: Porto Gente | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Acervo lançado com fotografias do setor ganha adesão