Durante uma rotineira inspeção realizada na madrugada desta quinta-feira (14), um corpo humano foi encontrado dentro de um contêiner no movimentado Porto de Santos, localizado em São Paulo. O contêiner, que havia sido declarado como vazio, estava passando pelo procedimento de inspeção no scanner quando uma silhueta suspeita foi detectada, acionando imediatamente as autoridades competentes.
As análises feitas pelo scanner apontaram claramente a presença de uma figura humana, levando a Polícia Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a tomarem medidas imediatas para investigar o ocorrido.
Imagem forte
Após a abertura do contêiner, foi constatado que o corpo, que permanece sem identificação até o momento, estava em um avançado estado de decomposição. A Polícia Federal conduziu uma minuciosa perícia e realizou diligências adicionais no local para aprofundar a investigação em andamento.
De acordo com informações da Receita Federal, o contêiner em questão chegou ao Porto de Santos no último domingo (10), proveniente do porto de Tânger, no Marrocos, como parte de uma rota internacional de transporte de mercadorias.
A varredura de contêineres vazios durante o processo de importação é uma obrigação imposta aos recintos alfandegados, conforme normas da Receita Federal, e tem como objetivo principal combater atividades ilegais, como o contrabando e o descaminho.
Questionada sobre o ocorrido, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que o caso está sob jurisdição da Polícia Federal e se absteve de comentar sobre o assunto no momento.
Rota do Navio
Segundo informações fornecidas à reportagem pelo órgão, o navio em questão partiu de Singapura, na Ásia, e fez uma escala em Tânger, Marrocos, onde o contêiner em questão foi embarcado no dia 1º de setembro.
O itinerário da embarcação incluiu uma parada em Salvador, Bahia, antes de sua chegada ao Porto de Santos, onde o contêiner passou por uma inspeção minuciosa na manhã desta quinta-feira. A Polícia Federal informou que realizou uma perícia detalhada no contêiner, mas não divulgou o nome do terminal onde a ação ocorreu.
Fotos / Divulgação / Créditos: Receita Federal/Divulgação (Imagem forte).
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: