Portos do Paraná desmente “fake News” sobre o setor portuário | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Portos do Paraná desmente “fake News” sobre o setor portuário

As imagens em questão são de sites que monitoram o fluxo de embarcações no mundo todo

Enviado por: Redação | @jornalportuario
984 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Há dias as equipes de comunicação dos portos brasileiros vêm atuando para combater informações equivocadas sobre o movimento e operação dos navios nos terminais do país. Por má fé, alguns links contendo imagens e “fake news” estão sendo compartilhado pelas redes sociais, causando desinformação.

As imagens em questão são de sites que monitoram o fluxo de embarcações no mundo todo. Existem diversas páginas que oferecem o serviço – que auxilia que trabalha com esses dados para fins logísticos:

https://www.marinetraffic.com; https://www.vesselfinder.com; entre outros.

“Esses serviços ajudam de fato, uma vez que as informações são atualizadas, é possível acompanhar, quase que em tempo real, determinada embarcação”, afirma o presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná (Sindapar), Argyrys Ikonomou.

Segundo ele, uma informação muito importante em relação à interpretação dos dados fornecidos pelos sites é que são somente os pontos quadrados (no app; círculos no site) que representam navios parados, fundeados ou atracados, em portos. “Todos os demais, em formato de navio, estão navegando com destino algum porto”, orienta.

“Certamente, no passado, as filas já existiram em Paranaguá, mas não atualmente, com o sistema de line-up implantado nos últimos anos”, comenta Argyrys.

NORMALIDADE - Como explica a diretoria de operações da Portos do Paraná, os portos de Paranaguá e Antonina estão operando normalmente. No Corredor de Exportação, por exemplo, são dois navios atracados, um berço em manutenção (são três no total, berços 212, 213 e 214), quatro navios já programados e outros oito aguardam ao largo para a atracação.

Para o desembarque de fertilizantes, somente pelo Porto de Paranaguá existem condições de operar cinco navios simultâneos. Hoje, três navios estão atracados; dois aguardam ao largo e outros quatro navios são esperados.

“Ou seja, uma situação de total normalidade nesses e em todos os demais segmentos”, afirma Gilmar Francener, gerente de Operações.

Segundo ele, não há navios parados nos portos. “Os poucos navios que estão ao largo e não foram programados, se deve ao fato de ainda não terem todo seu plano de carga fechado. O que também é uma situação normal”, explica.

No Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, de acordo com Francener, a espera média é de até 12 dias, considerado normal para o segmento. Nos fertilizantes não há espera. “Não temos nenhum relato de tempos exagerados fora da normalidade. Não há filas de navios e até o momento nenhuma falta de carga em Paranaguá”, garante o gerente.

SISTEMA – Nos portos do Paraná, os navios são anunciados pelo sistema chamado APPA WEB. Assim que anunciam estarem vindo para Paranaguá, são inseridos no “line-up”, como navios esperados.

Quando os navios chegam em porto, passam a ser considerados como “navios ao largo”. Porém, só são programados para atracar quando atendem aos pré-requisitos conforme as normas do porto (plano de carga fechado, carga liberada na Receita, cauções etc).

Quando esse pré-requisitos estão todos atendidos, os navios são programados. “Reforço, isso vem acontecendo com absoluta normalidade. Os sites que trazem a localização dos navios são muito úteis para o setor de navegação dos portos. Mas, infelizmente, vêm sendo utilizados por pessoas má intencionadas que distorcem as informações”, lamenta Francener.

Fonte: Assessoria de Comunicação da APPA | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

A Arte da Identificação e Crescimento profissional no Mundo Corporativo