Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
PIX com taxas em 2023? | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

PIX com taxas em 2023?

Entenda as mudanças previstas para o serviço bancário Fonte FDR: https://fdr.com.br/2022/12/16/pix-com-taxas-em-2023-entenda-as-mudancas-previstas-para-o-servico-bancario/

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1088 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O PIX, modalidade de transferência bancária, se tornou a mais popular no país. São pelo menos 129 milhões de pessoas no Brasil utilizando esse método como forma de pagamento. Dois pontos chamam atenção nesse modelo: a gratuidade e a instantaneidade no momento de fazer a transição. No entanto, o Banco Central anunciou mudanças para 2023, e surgiram dúvidas sobre uma possível taxação.

Os primeiros estudos sobre o PIX começaram em 2018, época do governo de Michel Temer (MDB). O sistema somente foi implementado, no entanto, em 2020 durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Vale dizer que esse meio de pagamento é uma criação do Banco Central e não tem relação alguma com o presidente da época.

Boatos sobre uma possível taxação do PIX surgiu devido a troca de presidente da República, já que Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito como presidente do país, e vai assumir a partir de janeiro de 2023. Hoje, no entanto, alguns procedimentos podem desencadear nessa cobrança, devido as regras atuais.

Por exemplo, é possível fazer até 30 transferências grátis por mês dentro desse modelo, a partir da 31° ela passa a ser cobrada. Além disso, o Banco Central informou que “no caso de pessoa jurídica, a instituição financeira detentora da conta do cliente pode cobrar tarifa em decorrência de envio e de recebimento de recursos, com as finalidades de transferência e de compra”.

O que muda no PIX no próximo ano

Em 1° de dezembro, o Banco Central anunciou mudanças para o PIX. As alterações que devem começar a valer a partir de 2 de janeiro do próximo ano são relacionadas, principalmente, aos limites de transação e que pretendem dar mais segurança nas transações.

Por exemplo, o limite de transação agora considerará apenas o período e não necessariamente o valor. Isso significa que dentro do limite estabelecido para transações diurnas ou noturnas, o cidadão poderá transferir a quantia para uma única pessoa.

Além disso, o período noturno que antes era de 20h00 às 06h00, agora será considerado entre 22h00 e 08h00. As mudanças ainda falam sobre a modalidade Saque e Troco e a solicitação de troca de limites para as transferências. Confira tudo o que vai mudar, por aqui.

PIX será taxado em 2023?

Não existe nenhum indício de que em 2023 as transferências por PIX serão cobradas. A operação que hoje ocorre de forma gratuita, principalmente para pessoa física, devem ser mantida a partir do próximo ano. O que muda é apenas as questões relacionadas aos limites.

Fonte FDR | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário