Setor portuário quer manutenção de Márcio França em ministério | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Setor portuário quer manutenção de Márcio França em ministério

Márcio França tem tido seu nome cotado para substituir Geraldo Alckmin no Mdic

Enviado por: Redação | @jornalportuario
924 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Diante das pressões do Centrão para trocas nos ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidentes e diretores de associações portuárias se articulam para defender a  manutenção do ministro Márcio França (PSB) à frente do Mpor (Ministério de Portos e Aeroportos).

Segundo apurou o Poder360, França tem tido seu nome cotado para substituir Geraldo Alckmin (PSB) no Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Nesse cenário, Alckmin só ficaria com o cargo de vice-presidente da República.

Essa articulação deixaria o Mpor vago para uma eventual nomeação de alguém que possa render mais votos ao governo no Congresso. Até o momento, o mais cotado para assumir a pasta é o deputado André Fufuca (PP-MA). Ele é um aliado próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Entretanto, representantes do setor portuário afirmam que uma troca no ministério seria “péssima” para o Brasil. Isso porque o trabalho da equipe de França é bastante elogiado por sua visão macro do setor e sua saída pode interromper processos importantes em uma área estratégica ao país.

Para esses representantes, a estrutura montada por França no Mpor se destaca por tratar o sistema portuário como o principal elo logístico do país, além de sua capacidade de ouvir os empresários e articular caminhos para atender suas demandas.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Segundo o presidente da ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), Jesualdo da Silva, as estratégias costuradas por França através de diálogos com os empresários contribuem para o desenvolvimento permanente do setor e uma troca no ministério coloca em risco esses
processos.

“Nós vemos com bastante preocupação esses rumores que estão aí e nós esperamos que continuem sendo apenas rumores”, disse Jesualdo. Dados da ABTP indicam que 95% das mercadorias nacionais exportadas para o exterior passam pelo sistema portuário.

Para o presidente da Fenop (Federação Nacional das Operações Portuárias), Sérgio Aquino, o Mpor deveria ser blindado de flutuações políticas por causa da importância do setor para o comércio externo e o caráter técnico que uma liderança do ministério precisa ter.

"Infraestrutura, em especial os portos, que é o principal elo logístico de infraestrutura do país na parte de comércio exterior, tem que ser tratado como uma questão de Estado e não como uma flutuação de governo”, disse.

“A Fenop tem defendido que alterações e trocas nas diretorias das administrações portuárias dependam de um parecer do conselho de autoridade portuária, para evitar essas flutuações meramente políticas”, afirmou Aquino.

O diretor-presidente da Logística Brasil, André de Seixas, também compartilha do entendimento de que o Mpor precisa de um corpo técnico sob a liderança de uma figura experiente no setor. Para Seixas, o caráter técnico precisa se sobrepor à articulação política.

“A política não pode se sobrepor às questões técnicas, a gente entende as questões políticas, mas o nosso setor é técnico, precisa de gente preparada e a gente está com uma boa equipe aí, então a gente entende que o ministro tem que continuar”, declarou Seixas.

O diretor-executivo da Abratec (Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres), Caio Morel, é outra voz que se levantou em defesa da permanência de França para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Mpor.

“A gente se alinha ao setor nesse apoio ao ministro, acho que uma mudança í no meio do caminho sempre é ruim. O ideal é a permanência dele, uma pessoa que conhece o setor portuário muito bem”, afirmou Morel.
 

Fonte: Poder 360 https://www.poder360.com.br | Fotos / Divulgação / Créditos: França (foto).

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Possibilidade de Análise Concorrencial em Outorgas Preocupa TUPs