Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
As Tuc-Tuc chegam ao Brail | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

As Tuc-Tuc chegam ao Brail

Startup gaúcha chega na capital paulista para disputar mercado com Uber e 99

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2359 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Grilo Mobilidade lança serviço de triciclos elétricos em SP, A startup gaúcha de transporte Grilo Mobilidade lança nesta quinta-feira (13) em São Paulo seu serviço de triciclos elétricos, buscando atrair usuários que precisam realizar deslocamentos curtos na capital paulista.

Os triciclos elétricos de cabine fechada possuem capacidade para um condutor e até dois ocupantes, sendo semelhantes a um mini carro, com transmissão, travas e vidros elétricos, cinto de segurança e rodas aro 12.

Um pouco menor do que um carro tipo hatch, o veículo atrai olhares curiosos no trânsito pelo motor silencioso e facilidade para mudar de faixa e desviar de obstáculos das vias.


| 👉🏽 Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Jornal Portuário e receba em primeira mão as principais notícias do setor portuário.

Ao todo, serão 20 veículos que poderão atingir 50km/h percorrendo uma área de 5,5 quilômetros quadrados no entorno da Avenida Paulista, no horário das 8h às 20h, de segunda a sábado.

Fundada em 2019 por 3 sócios com capital próprio, a plataforma começou as operações em Porto Alegre durante a pandemia, onde possui uma frota de 15 veículos e 50 mil usuários cadastrados.

A Grilo afirma que busca ser um complemento da mobilidade urbana, não um competidor direto de empresas de transporte por aplicativo.

A ideia de usar os triciclos elétricos surgiu quando a empresa começou a estudar um formato de veículo sustentável que atendesse a proposta de curtas distâncias de forma mais segura, ante a explosão dos patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas nas capitais.

“Nesses anos de operação tivemos zero acidentes”, disse o cofundador da empresa, Carlos Novaes.

A proposta de inserir os veículos de três rodas não é inédita no Brasil. Em janeiro de 2020, a Uber e a Movida lançaram uma parceria onde ofereciam o serviço de transporte por tuk-tuks elétricos em Vitória, no Espírito Santo, mas o serviço foi descontinuado em março do mesmo ano, após o decreto estadual de quarentena no início da pandemia.

A escolha da maior cidade da América Latina para expandir as operações da empresa, de acordo com Novaes, levou em conta o sistema de transporte diversificado e o adensamento populacional na região selecionada para o início das operações.

“É uma solução eficiente e confiável para aqueles que necessitam se locomover rapidamente em áreas urbanas movimentadas”, afirmou o executivo.

Os veículos foram desenvolvidos pela Grilo com equipamentos de segurança exigidos pela legislação brasileira, importados de uma montadora asiática, e possuem autonomia de 80 quilômetros com uma carga completa de 8 horas, disse Novaes, sem fornecer mais detalhes citando questão contratual.

Para utilizar o serviço, o usuário deve instalar o aplicativo da Grilo e solicitar um deslocamento de pessoa ou mercadoria por meio dos veículos elétricos.

O pagamento pode ser realizado pelo aplicativo, com tarifa a partir de 4,89 reais. Ao solicitar o serviço, um condutor credenciado chega para realizar o deslocamento, conhecido como “pulo”.

Para ser um condutor da Grilo é necessário realizar um cadastro no site, possuir carteira de habilitação A ou AB e passar por um processo de capacitação.

O contrato da plataforma com os motoristas é feito em forma de MEI (microeemprendedor individual), com direito a um veículo elétrico com manutenção preventiva e corretiva, recarga diária, seguro contra terceiros, entre outros serviços.

“O condutor recebe em média atualmente 60% do valor do deslocamento”, disse a empresa.

Sobre Tuc-Tuc

O tuk-tuk, também conhecido como autorriquixá ou autorriquexó, é um meio de transporte, um modelo de riquixá ou de triciclo motorizado, com cabine para transporte de passageiros ou mercadorias, muito utilizado em países em desenvolvimento, sobretudo no sul e no sudeste da Ásia, mas também em alguns países europeus.

Fonte: Reuters | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário