Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Drones entram de vez na rotina das operações no Porto de Santos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Drones entram de vez na rotina das operações no Porto de Santos

Uso de drones aumenta fiscalização e eficiência no Porto de Santos

Enviado por: Luiz C Oliveira
1250 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Os drones tornaram-se aliados essenciais para o monitoramento, fiscalização e eficiência das operações no Porto de Santos. De acordo com a Santos Port Authority (SPA), a entidade responsável pela administração do complexo portuário, os veículos aéreos não tripulados são atualmente utilizados pela Guarda Portuária para alcançar áreas de difícil acesso ou com visibilidade prejudicada, mesmo durante a noite.

Segundo a Autoridade Portuária, em 2022 foram emitidas 42 autorizações a particulares para sobrevoos de drones no Porto de Santos, que é uma área federal. Cada decolagem precisa ser informada, e há proibição de voos sobre os terminais de combustíveis para reduzir a possibilidade de acidentes.


| 👉🏽 Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Jornal Portuário e receba em primeira mão as principais notícias do setor portuário.

Os sobrevoos por drones são realizados semanalmente e, de acordo com a SPA, já foram solicitados por outros setores do Porto para o acompanhamento de obras e fiscalização ambiental.

A gestora do Porto de Santos tem planos de expandir o uso dos aparelhos no futuro, incluindo equipamentos com resistência à chuva e maior autonomia para funções específicas em prol da segurança do Porto.

Especialista na operações com drones, Gabriel Ribeiro afirma que veículos aéreos representam avanço e modernização no setor, ele já realizou diveros trabalhos, produzindo imagens aéreas para diversas companhias do setor portuário na Baixada Santista, voltadas às áreas de infraestrutura, dragagem e carregamento e descarregamento de navios para os terminais. Segundo ele, o uso de drones pode reduzir o tempo da operação, aumentar a produtividade e precisão, garantir mais segurança aos trabalhadores e acompanhar de perto a situação dos equipamentos e produtos.

Para alcançar excelência nas operações de carregamento e descarregamento de cargas, a câmera acoplada ao drone pode ser muito útil, evitando desperdício e tornando possível acompanhar o uso correto das máquinas. O empresário acrescenta que o uso de drones convencionais com alta tecnologia embarcada, como sensores de proximidade, GPS, câmeras termais e retorno automático em caso de perda de sinal, é o mais comum.

Fotos / Divulgação / Créditos: Santos Drone - Imagens Aéreas

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário