No início de 2023, a Ultracargo -- empresa de armazenagem de granéis líquidos, como combustíveis e produtos químicos -- desenvolveu e implantou uma solução tecnológica pioneira que a ajudou a ganhar muita produtividade e eficiência: sensores que usam IA dentro das suas bombas de carregamento, presentes em todos os portos em que opera e utilizadas para deslocar materiais de um tanque para um caminhão, ou até de um navio para um tanque.
Os primeiros sensores foram instalados no Terminal de Itaqui, em São Luís (MA) e hoje já são 50 espalhados nos terminais brasileiros.
A tecnologia, similar a um 'pen drive', é capaz de capturar 1.500 dados da bomba por hora e enviar atualizações e alertas em tempo real para os times de manutenção e de campo da empresa, para que tomem decisões. Entre as informações coletadas estão o desgaste, temperatura e superaquecimento, vibração excessiva e até correlação com o produto que está passando.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação
O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: