A fabricante Archer Aviation, baseada em San Jose, Califórnia, nos EUA, anunciou na última semana que os Critérios de Aeronavegabilidade propostos para sua aeronave Midnight (Meia-noite) foram publicados no Registro Federal pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
Segundo a empresa, esse passo na certificação do projeto da aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical (eVTOL) é um marco significativo em seu caminho para a comercialização da mobilidade aérea urbana (UAM) nos EUA.
O Midnight foi projetado para ser seguro, sustentável, silencioso e, com carga prevista de mais de 1.000 libras (453 kg), transportar quatro passageiros mais um piloto. O Midnight tem um alcance de até 100 milhas (161 km) e pode viajar a velocidades de até 150 mph (241 km/h), mas é otimizado para viagens consecutivas de curta distância de cerca de 20 milhas (32 km), com um tempo de carregamento de suas baterias de aproximadamente 10 minutos entre as viagens.
A Archer está trabalhando para certificar o Midnight com a FAA no final de 2024 e o usará como parte de sua rede UAM, que planeja lançar em 2025.
Como parte do processo de Certificação de Tipo da FAA para aeronaves de classe especial, os Critérios de Aeronavegabilidade (ou seja, os requisitos de certificação para a aeronave em particular) devem ser publicados no Registro Federal. Após o período de comentários aberto à comunidade, a FAA finalizará os critérios de aeronavegabilidade para a aeronave Archer Midnight.
“Desde o primeiro dia, a estratégia da Archer sempre foi encontrar o caminho mais eficiente para a comercialização de aeronaves eVTOL”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “A publicação de nossos Critérios de Aeronavegabilidade no Registro Federal é uma validação adicional de nossa estratégia e nossa posição de liderança no mercado.”
“Sincronizar o design de nossa aeronave Midnight com nossos esforços de certificação tem sido a pedra angular de nossa estratégia de comercialização”, disse Eric Wright, chefe de certificação da Archer.
“Essa abordagem de ‘design para certificação’ norteou nosso cronograma, permitindo-nos priorizar decisões que otimizam nossa aeronave para conformidade com a FAA, que tem sido um parceiro inestimável nessa jornada, conforme evidenciado pela recente publicação de nossos critérios de aeronavegabilidade no Registro Federal. Este é mais um passo importante à medida que continuamos a desenvolver nosso impulso crescente em direção à Certificação de Tipo e ao lançamento de operações de negócios comerciais”, completou Wright.
A Archer anunciou em 29 de novembro que concluiu com sucesso a primeira transição para o voo horizontal do protótipo, chamado Maker, que tem 12 hélices conectadas a seis suportes em sua asa fixa.
Todas as 12 hélices fornecem sustentação vertical durante a decolagem e aterrissagem. As 6 hélices dianteiras se inclinam para frente na posição de cruzeiro para fornecer propulsão durante o voo para a frente, com a asa fornecendo sustentação aerodinâmica como um avião convencional.
Durante o primeiro voo de transição completa, as hélices inclinadas do Maker foram travadas na posição de cruzeiro pela primeira vez e a aeronave voou a uma velocidade calibrada de 91 nós (168,5 km/h).
Fonte: AEROIN | Foto: Divulgação Archer Aviation
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