Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O ChatGPT é um risco para o Google? | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O ChatGPT é um risco para o Google?

O risco de disrupção para o Google é na lucratividade

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1298 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O ChatGPT está ganhando popularidade e atraindo atenção nos últimos meses.  O modelo de inteligência artificial processa e analisa uma enorme quantidade de dados e responde perguntas aos usuários em linguagem natural, como se fosse um ser humano. Naturalmente, uma tecnologia assim tende a ser disruptiva para inúmeras indústrias – inclusive para o Google, o maior oráculo do mundo contemporâneo.

Mas segundo o Morgan Stanley, o sucesso da ferramenta não representa uma ameaça substantiva para o search engine – mas pode levar a uma redução nas margens da Alphabet, a dona do Google, no longo prazo. “O interesse crescente em AI e em agregadores online de próxima geração pode forçar o Google a acelerar o desenvolvimento de seu próprio modelo de linguagem natural (o LaMDA),” escreveu o banco. “Vemos isso provavelmente levando a um capex significativamente maior e margens operacionais menores.

👉🏽 Clique aqui e Receba notícias no seu WhatsApp

O risco de disrupção para o Google é na lucratividade.” Segundo o Morgan Stanley, o custo por pesquisa no ChatGPT gira em torno de US$ 0,02 — 7x maior que o custo que o Google tem hoje por cada uma de suas pesquisas. Isso acontece porque o poder computacional necessário para armazenar, analisar e compilar uma grande quantidade de texto – em respostas num formato de linguagem natural – é muito grande. “Ainda que esses custos provavelmente tendam a cair com o tempo (com o aumento da eficiência do modelo), por enquanto esses custos são altíssimos,” diz o relatório.

O Morgan Stanley calcula que o custo por pesquisa do Google é de cerca de US$ 0,003. “Mas ele pode ser ainda menor, já que usamos o capex total com infraestrutura técnica do Google para calcular o custo, e esse capex inclui os equipamentos de data centers necessários para suportar o Youtube e o Google Cloud Platform.”

O banco nota que o custo por pesquisa do Google vem subindo nos últimos anos conforme ele investe e integra ao seu mecanismo de busca mais ferramentas de inteligência artificial. “Mas ele continua uma fração do custo do ChatGPT.” Os analistas do banco tentaram estimar o impacto que a migração das pesquisas do Google para pesquisas com AI e inteligência artificial teria para as margens da companhia.

O resultado é relevante: a cada 10% das pesquisas do Google que migrarem para esse formato, o opex da companhia aumentaria entre US$ 600 milhões e US$ 11,5 bilhões (dependendo das palavras por pesquisa) — e a Alphabet perderia 1,5 ponto percentual em sua margem operacional no ponto médio dessa faixa.

Outro risco, na visão do Morgan Stanley, é que a Alphabet não consiga monetizar as pesquisas com modelos de AI e linguagem natural da mesma forma que as pesquisas pagas do Google. “Isso conversa com o desafio do Google de continuar inovando e liderando o mercado ao mesmo tempo em que protege e entrega free cash flow para seus investidores num ambiente macroeconômico mais fraco e de menor crescimento no setor de ads.”

Fonte: Brazil Journal | Foto: Imagem Ilustrativa

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário