O Porto de Busan, maior porto da Coreia do Sul e um dos mais importantes do mundo, receberá um novo terminal com tecnologia inovadora de armazenagem de contêineres. Esse sistema automatizado, chamado de Boxbay, é uma tecnologia inédita no mercado e permite triplicar a capacidade de armazenagem da área onde será implantado. O projeto é liderado pela Boxbay, uma joint-venture entre a Dubai Ports (DP) World e o SMS Group, conglomerado alemão especializado em engenharia industrial.
O sistema consiste em um mega-armazém formado por estruturas semelhantes a estantes distribuídas em corredores, com onze prateleiras de altura. Essa configuração permite que cada contêiner seja movimentado sem deslocar os demais, diferentemente do modelo de pilhas de contêineres convencional. Além disso, o serviço será automatizado, o que permitirá que o terminal funcione 24 horas por dia e 7 dias por semana, aumentando a eficiência da operação.
O projeto também apresenta características de sustentabilidade, pois a energia necessária para operar o mega-armazém será gerada por painéis fotovoltaicos instalados no telhado.
O sistema Boxbay já foi testado com sucesso no Porto de Jebel Ali, em Dubai, e será implantado em parceria com a Pusan Newport Corporation (PNC) no Porto de Busan. A DP World, controladora da PNC, planeja usar essa tecnologia para ampliar o comércio global, pois a eficiência do sistema pode acelerar o processo de carga e descarga de navios.
De acordo com o CEO da DP World, sultão Ahmed Bin Sulayem, a Boxbay é uma tecnologia que teve origem no setor industrial e foi adaptada para o armazenamento de contêineres. O projeto piloto em Jebel Ali comprovou a eficiência do sistema totalmente automatizado e energeticamente sustentável.
Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos: Boxbay
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: