Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Uso de drones na área portuária exige autorização da Portos do Paraná | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Uso de drones na área portuária exige autorização da Portos do Paraná

Portos do Paraná regula uso de drone em áreas portuárias

Enviado por: Redação | @jornalportuario
782 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Assim como os aeroportos, os portos também são áreas de segurança sobre as quais os voos de drones são proibidos. Por isso, a Unidade Administrativa de Segurança Portuária (Uasp), a Diretoria de Operações e a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná alertam sobre o uso indevido de Aeronave Não-Tripulada em área portuária.  

Como destaca o gerente da Uasp, major César Kamakawa, os portos e navios são áreas de segurança protegidas pelo código internacional ISPS-Code.

“Assim como mantemos o controle e o monitoramento dos acessos, em terra e nos patrulhamentos em mar, temos que redobrar os cuidados também com os equipamentos aéreos que muitas vezes são utilizados sem qualquer autorização, liberação ou planejamento junto à Anac”, comenta. 

    Segundo as regras gerais de Segurança, Trânsito e Política de Consequências para Usuários e Veículos, do Sistema de Gestão Integrado, “todo e qualquer voo de drones e/ou similares nas áreas alfandegadas, bem como demais áreas sob a gestão da Portos do Paraná, só é permitido com a devida autorização expressa e anuência formal da Autoridade Portuária”. 

    Em caso de voos sem essa liberação, o responsável será identificado, poderá ter o equipamento recolhido pela Guarda Portuária e será denunciado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal e demais autoridades competentes. 

    PROCEDIMENTO – Para solicitar autorização da Portos do Paraná para usar drones na área portuária é preciso encaminhar o pedido por e-mail para a Gerência de Comunicação no endereço asscom.portos@appa.pr.gov.br

    Na mensagem, é necessário especificar a previsão de data, horário e período (tempo de permanência) para a atividade, além de detalhar o que se pretende registrar e qual a finalidade. Também são exigidos os documentos do equipamento (registro obtido junto à Anac), do operador e demais integrantes da equipe envolvida.

    “A comunicação vai analisar o pedido e solicitar a autorização junto à Uasp e a área envolvida – Operação, Meio Ambiente ou Engenharia. O solicitante deve, então, aguardar esse retorno pelo e-mail”, explica o major. 

      Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos: Rodrigo Félix Leal/SEIL

       

      INFORMATIVO

      Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

      Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
      👇🏾👇🏾
      Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


      Comentários

      Nossa política de comentários

      Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

      Deixe seu comentário:

      Preencha o campo Nome corretamente.
      Preencha o campo Mensagem corretamente.

      Leia também:

      Links Úteis

      Vagas de Emprego

      ilustracao-curso-aquaviario
      ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
      santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
      Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
      porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
      Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
      apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
      Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
      aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
      APS publica editais para 242 vagas em concurso público

      Mais Lidas

      Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
      Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
      china-cke
      Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
      whatspp3
      Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
      Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
      Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
      A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
      A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

      Receba notícias no Grupo

      Termos de Serviço do Jornal Portuário