Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Vela com tecnologia futurista pode se tornar a chave para acelerar a transição do setor marítimo | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Vela com tecnologia futurista pode se tornar a chave para acelerar a transição do setor marítimo

A energia eólica pode ser a chave para impulsionar a transição dos navios de transporte para operações com foco na sustentabilidade

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1312 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

As empresas Econowind e Hartel Shipping & Chartering fecharam parceria para o desenvolvimento de um navio com tecnologia que poderá dar um novo rumo a sustentabilidade no setor marítimo.
No caminho rumo ao transporte sem emissões de CO₂, o setor marítimo, considerado um dos mais difíceis de descarbonizar, pode aproveitar uma das formas mais puras de energia: o vento. A energia eólica pode ser a chave para impulsionar a transição dos navios de transporte para operações com foco na sustentabilidade. Enquanto algumas empresas já estão utilizando embarcações de madeira equipadas com velas para transportar mercadorias como antigamente, outras empresas buscam combinar as velas com tecnologias de propulsão.

A Hartel Shipping & Chartering, ao lado da Econowind, é uma das empresas do setor marítimo testando esse modelo de inovação.

Embarcação contará com potência de 759 kW.

A empresa está desenvolvendo três navios que unem um trem de força a diesel e elétrico com uma nova tecnologia de velas chamado de VentiFoil. Desenvolvido pela Econowind, o conceito é uma versão futurista e mais eficiente das velas antigas, a novidade é definida como uma asa de sucção não rotativa com respiradouros e ventilador interno. Basicamente é um tipo de vela dobrada que pode girar em torno de seu próprio eixo.

Todos serão cargueiros e visam atuar em operações em regiões costeiras, normalmente fazendo operações de curta duração. A potência principal das embarcações no setor marítimo será disponibilizada por dois motores elétricos que geram 759 kW no total, o suficiente para mover os gigantes de 89,4 metros com capacidade de carregar 5.530 metros cúbicos de mercadoria a bordo.De acordo com a Econowind, a configuração de motores, sozinha, já possui capacidade para gerar uma economia de 35% em gasto com combustível.

A Hartel afirma que a primeira embarcação já está quase toda finalizada para receber o VentiFoil, que corta o consumo de combustível em mais de 12%. No fim, os navios podem navegar com quase 50% menos emissões de gases na atmosfera.

Noruega lança o primeiro navio de carga elétrico
Além da nova tecnologia da Econowind, a Noruega realizou a primeira viagem do Yara Birkeland em novembro do ano passado. Trata-se do primeiro navio de carga elétrico e autônomo do mundo. O primeiro-ministro do país, Jonas Gahr Store, estava presente para testemunhar a inauguração.

Desde então, o Yara Birkeland passará dois anos realizando viagens de teste que já serão também operações comerciais. Elas serão tripuladas, entretanto, a ideia é reduzir gradativamente o número de pessoas a bordo até que a autonomia do navio esteja assegurada.

Conseguindo carregar 120 contêineres, este novo navio com alta tecnologia fez uma rota de uma fábrica de fertilizantes na cidade de Porsgrunn até o porto de Brevik, a cerca de 10 km de distância. Não foi algo simples, tendo em vista a inovação no setor marítimo teve que enfrentar as correntes marítimas e um fiorde estreito, passar sob duas pontes, disputar espaço com outras embarcações, entre outros obstáculos.

Embarcação evita mais de 1 mil toneladas de CO2 por ano
O navio possui 80 metros de comprimento e pesa 3,2 mil toneladas. Com sua operação transportando fertilizantes, ele substituirá cerca de 40 mil viagens de caminhão por ano, evitando a emissão de 1 mil toneladas de CO2 anuais.

A propulsão do navio ficará a cargo de 8 compartimentos de baterias que dão ao barco capacidade de 6,8 MWh, o equivalente a 100 carros Tesla. Projetado desde 2017, o veículo do setor marítimo é fruto da soma de esforços entre a Yara, produtora de fertilizantes, a Massterlys, que atua na operação, e a Vard, que atuou na construção do navio.

Fonte: Clipping | Foto: Divulgação Econowind

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário