As coordenadas geográficas são consideradas um sistema de localização na superfície terrestre através das linhas imaginárias traçadas de forma horizontal e vertical. As medidas utilizadas para essa localização são os graus, minutos e segundos.
As linhas imaginárias são denominadas de paralelos e meridianos e levam em consideração os pontos cardeais. No caso dos paralelos temos as linhas horizontais que cortam o globo de Norte a Sul, já os meridianos correspondem as linhas verticais que cortam de Leste a Oeste. Dizemos, então, que o sistema de coordenada geográfica de uma cidade, por exemplo, é medido pelo cruzamento de paralelos e meridianos.
Paralelo
O paralelo mais importante é a Linha do Equador, que divide a terra em hemisférios Norte e Sul, sendo considerado o círculo máximo da terra. Além dele, temos mais quatro paralelos com nomes próprios, que são:
- Trópico de Câncer;
- Trópico de Capricórnio;
- Círculo Polar Ártico;
- Círculo Polar Antártico.
Através dos paralelos é possível localizar a Latitude, que é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do equador. A sua medida varia de 0 a 90 graus, sendo que a linha do equador corresponde a 0°. Podemos dizer, então, que tudo que está localizado na Linha do Equador possui 0°, e esse grau vai aumentando (quando em direção ao Norte) ou diminuído (quando em direção ao Sul).
Outro ponto de destaque é em relação ao tipo de latitude, sendo:
- Latitudes negativas: se referem aos lugares localizados abaixo da linha do equador, ou seja, no Hemisfério Sul, que também pode ser chamado de Austral ou Meridional. Pensando na geografia do Brasil, observe a coordenada geográfica do país: 10° S 55° O (dez graus a Sul e cinquenta e cinco graus a Oeste).
- Latitudes positivas: se referem aos lugares que estão acima da linha do equador, ou seja, no Hemisfério Norte, que pode ser chamado de Boreal e Setentrional. Como exemplo pode-se citar o Canadá, que possui a seguinte coordenada geográfica: 38° N 0° O (trinta e oito graus a Norte e zero grau a Oeste).
Meridianos
Diferente dos paralelos que são círculos completos, os meridianos são representados por metades de um círculo. O principal é o meridiano de Greenwich, sendo assim, é a partir dele que é medida a localização de uma região.
A partir dos meridianos localizamos a Longitude, que corresponde à distância em graus de algum ponto na superfície terrestre até Greenwich. A sua medida varia de O a 180°, sendo Greenwich considerado 0°, e à medida que nos aproximamos do Leste esse valor aumenta, ou diminui à medida que nos aproximamos de Oeste.
Assim como as latitudes, a longitude também pode ser considerada como:
- Longitude positiva: pontos localizados no hemisfério Leste ou Oriental. Por exemplo: Egito, que possui a coordenada geográfica 30° N 31° E (trinta graus a Norte e trinta e um graus a Leste).
- Longitude negativa: são os lugares localizados no hemisfério oeste ou ocidental. Por exemplo: Inglaterra, com a seguinte coordenada 38° N 9° O (trinta e oito graus a Norte e nove graus a Oeste).
Localização das Coordenadas Geográficas
Para facilitar o entendimento observe como é feita a definição das coordenadas de forma prática a partir da imagem que apresenta 4 pontos.
Observe que o mapa possui as linhas paralelas e meridianas. Para iniciar a análise precisamos identificar as linhas do Equador e de Greenwich, que estão representadas de forma mais grossa na imagem; em seguida basta cruzar os paralelos e meridianos. Agora veja as coordenadas de cada letra:
- Letra A - está localizada nos hemisférios sul e oeste, sendo sua coordenada: latitude 50° N e longitude 100° O, ou seja, cinquenta graus a Norte e cem graus a Oeste.
- Letra B - está localizada nos hemisférios sul e leste, sendo sua coordenada: latitude 40° N e longitude 80° L, ou seja, quarenta graus a Norte e oitenta graus a leste.
- Letra C - está localizada nos hemisférios norte e oeste, sendo sua coordenada: latitude 20° N e longitude 40° O, ou seja, vinte graus a Norte e quarenta graus a Oeste.
- Letra D - está localizada nos hemisférios norte e oeste, sendo sua coordenada: latitude 10° S e longitude 20° L, ou seja, cinquenta graus a Norte e vinte graus a Leste.
Curiosidades
A latitude também é utilizada como variável de análise dos tipos de clima da Terra. Por exemplo, os locais mais próximos da linha do equador possuem uma incidência maior de raios solares. Já as longitudes são utilizadas para a definição dos fusos horários.
A cidade de Macapá é cortada pela linha do Equador e possui o monumento Marco Zero para representar essa linha imaginária. É um ponto turístico muito visitado, já que os turistas podem trocar de hemisférios apenas com um passo. A cidade ainda tem o estádio de futebol conhecido como Zerão, também cortado pela linha, o que permite que o jogo aconteça no norte e sul.
Conheça as àrea de fundeio, também conhecida como atracadouro ou fundeadouro:
Fonte: Educa Mais Brasil | Foto: Divulgação
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: