A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizará leilão de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza no dia 11 de agosto de 2023, a partir das 14h, na B3 em São Paulo. O Arrendamento vigorara pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação contratual.
O equipamento, que já possui estrutura construída, necessita de reparos pontuais para a continuação de sua operação. Na última Temporada de Cruzeiros, outubro de 2022 a abril de 2023, passaram aproximadamente pelo terminal 25 mil pessoas. Foram dez cruzeiros internacionais para destinos na Europa e América do Norte.
“A realização do leilão reafirma o compromisso da Companhia Docas do Ceará (CDC) e do Ministério de Portos e Aeroportos com o desenvolvimento sustentável do Porto de Fortaleza e a promoção do crescimento econômico do Ceará. O sucesso desse leilão abrirá novas perspectivas para o turismo marítimo, fortalecerá a economia local e trará benefícios significativos para a região Nordeste como um todo”, afirma o diretor presidente da CDC, Denis Bezerra.
Programado para ocorrer no início de 2020, o leilão precisou ser adiado devido ao início da pandemia dA Covid-19. No final de 2021, a CDC retomou os contatos com a então Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e recebeu uma visita da comissão da Empresa de Planejamento e Logística — atualmente Infra SA — com representantes da Secretaria de Portos. Desde então, foram realizadas rodadas de reuniões com potenciais interessados e uma vistoria no local.
Seguindo as orientações da EPL, a Companhia Docas do Ceará empreendeu um levantamento patrimonial dos bens do Terminal Marítimo de Passageiros, atualizou os anexos para os estudos técnicos e aguardou a inclusão do terminal novamente no rol de leilões.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: