O Concais, terminal de cruzeiros do Porto de Santos (SP), dá início à temporada brasileira de cruzeiros marítimos no Porto de Santos com a chegada do MSC Preziosa, no dia 29 de outubro.
No ano em que completa 25 anos, o Concais recebe 15 navios, sendo cinco da MSC, dois da Costa Cruzeiros e outros oito navios exclusivamente de trânsito. Após 10 escalas do MSC Preziosa, no dia 25 de novembro, o navio MSC Grandiosa atraca pela primeira vez no cais santista. Este é o maior navio da temporada, com capacidade para 6,3 mil passageiros. O Costa Favolosa chega em seguida, no dia 27 de novembro.
No dia 15 de dezembro, chega o segundo maior navio da temporada, o Costa Diadema, querido dos turistas brasileiros. Com capacidade para quase 5 mil passageiros, ele fará 18 escalas no Porto de Santos. O MSC Armonia, responsável pelos mini-cruzeiros, tem sua primeira escala no dia 20 de dezembro. Já os navios MSC Lirica e MSC Seaview têm duas escalas em Santos, chegando respectivamente em 30 de novembro e 2 de dezembro. Ao todo serão 152 escalas e 109 dias de operação.
O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
De acordo com o gerente de operações do Concais, Javier Humberto Carnevale, a perspectiva para a temporada é muito boa. “O terminal tem se preparado para atender os mais de 917 mil passageiros realizando obras de infraestrutura, como a ampliação do armazém de bagagens, e investimentos em equipamentos de segurança portuária, como câmeras, escâneres e raio x, proporcionando mais segurança também para armadores e tripulantes”, explica.
Aquecimento do turismo interno
Do total de passageiros esperados, 74,2 mil são os em trânsito, aqueles que desembarcam para conhecer a cidade e, no final do dia retornam para a sua viagem. Desse total, 86% são turistas brasileiros, vindos de cidades como Itajaí, Maceió, Rio de Janeiro e Salvador, além de turistas de Buenos Aires. Os turistas estrangeiros, que cruzam o oceano em navios exclusivamente de trânsito, representam 14% desse total.
Escala especial
No dia 26 de outubro, portanto três dias antes do início oficial da temporada, o navio Vega, da armadora Swan Hellenic Cruises, realiza apenas uma escala para uma visita técnica e comercial no Porto de Santos.
Empregos e renda
Com previsão de encerramento no dia 3 de maio de 2024, esta será a maior temporada da última década em dias de operação. O impacto do turismo de cruzeiros para a economia da Baixada Santista é estimado em R$ 640 milhões, uma projeção conservadora com base em estudo da FGV que estima que cada turista deixa R$ 770,97 em cidades onde há terminais de embarque de passageiros. Santos (SP) é responsável por 60% dos embarques realizados no país.
25 anos de história
No dia 23 de novembro de 1998, entrou em operação o primeiro terminal privado do Porto de Santos exclusivo para embarque e desembarque de passageiros, um investimento inovador e que mudaria para sempre o cenário do turismo não só da região, mas do Brasil.
Em uma área de 4,5 mil m², o Concais atendeu 95 mil cruzeiristas. O primeiro navio a atracar no Armazém 25 foi o Costa Marina, da italiana Costa Cruzeiros, com capacidade para 900 passageiros.
Em 2008, aconteceu o que consolidou para sempre o terminal como o maior, mais moderno e mais seguro do país para receber os cruzeiros. No dia 8 de fevereiro, o Concais recebeu em apenas um único dia nove navios, um recorde nacional. Nesse dia, passaram 35 mil turistas no Concais.
Em 25 anos o Concais recebeu 12,6 milhões de passageiros em quase 3,5 mil escalas de 321 navios.
Fonte: Assessoria de imprensa Concais | Imagem: (Créditos): Concais
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: