Roteiros cada vez mais exclusivos, peças de arte sob encomenda, pratos feitos por chefs estrelados e até submarinos particulares. Depois de sobreviverem à agitação dos anos de pandemia, as companhias de cruzeiros de luxo encontraram bons ventos em 2023, com navios novinhos em folha chegando aos mares e até mesmo uma companhia que faz sua estreia no mercado este ano.
“O setor de cruzeiros, como um todo, mostrou muita resiliência ao longo dos últimos anos, graças à fidelidade dos passageiros. No mercado de luxo, a recuperação é ainda mais rápida, com uma grande aposta nas experiências oferecidas a bordo”, diz Flávio Corrêa, diretor de Relações Comerciais para o Brasil da Explora Journeys.
A companhia, braço do grupo MSC dedicado 100% ao mercado de luxo, estreia nos mares em 2023. Mais especificamente em 17 de julho, data da viagem inaugural do moderno Explora I, o primeiro de uma frota que deve chegar a seis navios. Com 248 metros, 14 andares e apenas 461 cabines, a embarcação tem capacidade para pouco mais de 900 passageiros e 640 tripulantes. Além das piscinas, spa, lounges e bares com design contemporâneo, ela contará com oito restaurantes — destaque para o Anthology, cujo cardápio será sempre assinado por um chef premiado, a começar pelo italiano Mauro Uliassi, dono de três estrelas Michelin.
Em sua primeira viagem, o Explora I sairá de Southampton, na Inglaterra, em direção à Escandinávia. Nos meses seguintes se dedicará ao Norte da Europa, antes de partir para a Costa Leste do Canadá e dos Estados Unidos, de onde começará a descer em direção a Miami e ao Caribe, por onde ficará por seis meses, até atravessar novamente para a Europa.
Com a inauguração do segundo navio, o Explora II, prevista para meados de 2024, a armadora pretende ampliar seu alcance no mapa, incluindo portos no Oriente Médio, na Índia e na Costa Leste da África. O preço dos roteiros mais simples, de cinco noites, começa em US$ 4.500 por pessoa.
“A proposta da companhia é nunca repetir o mesmo roteiro e proporcionar experiências únicas a cada viagem, inclusive com um grande número de pernoites em determinados destinos. Os navios foram planejados para chegar a lugares onde os grandes transatlânticos teriam dificuldade, e podem navegar com conforto do Ártico à África do Sul”, afirma Corrêa.
A Explora Journeys encontra no mercado concorrentes de peso. Uma das principais é a Regent Seven Seas, dona da frota considerada a mais luxuosa dos mares. E que vai aumentar em novembro, quando seu sexto navio, o Seven Seas Grandeur, for inaugurado. Sua primeira viagem será uma travessia de 15 dias de Barcelona a Miami, onde ficará baseado para roteiros pelo Caribe. Em 2024, volta ao Mediterrâneo. Os pacotes começam em US$ 23 mil.
“Ele vai seguir a tradição da companhia, com roteiros longos, de pelo menos uma semana, muito focados em cultura, história e gastronomia”, conta Estela Farina, diretora-geral no Brasil da Norwegian Cruise Line Holding, grupo do qual a companhia faz parte.
Com dez andares, quatro restaurantes (entre eles o exuberante Compass Rose) e capacidade para 750 passageiros — em 375 cabines, todas com varanda — e 542 tripulantes, a embarcação levará a bordo um símbolo do glamour: seu próprio Ovo Fabergé, a primeira joia do tipo a “residir” em alto-mar. A peça de 18 centímetros, batizada de “Journey in Jewels”, ficará num local de destaque dentro do navio e será a mais importante da milionária coleção de arte a bordo. Ainda não foram divulgados mais detalhes, mas deve seguir o padrão das obras expostas em outros navios da companhia, assinadas por artistas como Picasso, Miró e Chagall.
Outra chegada bastante aguardada é o do Seabourn Pursuit, segundo navio de expedições da companhia de ultra-luxo Seabourn, que será lançado em agosto, com uma série de roteiros na Europa. Assim como seu irmão gêmeo, Venture, inaugurado no ano passado, o Pursuit será tecnológico e estiloso, com aquele jeitão de superiate de filmes de James Bond. Prova disso são suas armas secretas que leva a bordo: dois pequenos submarinos com capacidade para seis passageiros cada e que conseguem chegar a 300 metros de profundidade.
O navio também já começa a navegar com o sistema de internet via satélite Starlink, de Elon Musk, o que permitirá conexão de qualidade e em alta velocidade em praticamente qualquer lugar por onde o navio passará. E serão muitos.
Depois de Mediterrâneo e Caribe, ele partirá para a América do Sul e outubro, com expedições de 15 dias pela Amazônia, litoral brasileiro, costa da Argentina até a Terra do Fogo e, finalmente, Antártica. Uma expedição de 35 dias entre Amazônia e Antártica sai a US$ 17.828.
Mais tranquila será a vida de quem embarcar no Silver Nova, o mais novo da Silversea Cruises, cuja viagem inaugural está marcada para julho. Ele terá capacidade para 728 hóspedes e a maior variedade de categorias de suítes (todas com varanda) da companhia.
O grande diferencial deste navio em relação aos outros dez da frota será a oferta de espaços mais abertos. As áreas das piscinas nos deques 10 e 11 serão maiores do que de costume, e haverá uma grande área para refeições ao ar livre, com vista panorâmica para o mar. Durante os primeiros meses os roteiros se concentram no Mediterrâneo e no Caribe, com tarifas a partir de US$ 5 mil.
Fonte: O Globo | Fotos / Divulgação / Créditos:
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