Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Entendendo “prêmio” ou “basis” | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Entendendo “prêmio” ou “basis”

O prêmio no porto é utilizado como uma base pois...

Enviado por: Redação | @jornalportuario
748 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O termo “prêmio” ou “basis” é amplamente utilizado em mercados de commodities que possuem uma bolsa de referência. As principais bolsas para commodities agrícolas são a Chicago Board of Trade (CBOT), que é referência para o mercado de grãos, e a Intercontinental Exchange (ICE) de Nova Iorque, que referencia os mercados de açúcar, café, algodão e cacau. No Brasil, a B3 também pode servir de referência, e atualmente é mais utilizada pelos mercados de milho e boi gordo.

O prêmio nada mais é do que a diferença entre o preço físico praticado em determinada praça e o preço na bolsa. Desta forma, o prêmio pode ser negativo com a cotação na bolsa de referência sendo mais elevada do que na praça. Logo, o prêmio é um termômetro tanto das cotações na praça quanto das cotações nas principais bolsas globais, e também é influenciado pelo movimento cambial. Tudo isso afeta a rentabilidade do produtor brasileiro que se posiciona em mercados futuros.

O prêmio no porto é utilizado como uma base pois é necessariamente onde o produto precisa chegar para ser exportado. Logo, para o produtor saber seu basis ele precisa descontar o frete de sua região até determinado porto, além de outros custos portuários e de fobização. Após estes descontos, diz-se que há o “prêmio no interior”. O principal fator que afeta os níveis de prêmios entre os portos é o grau de demanda logística, tanto para utilização dos terminais portuários quanto para utilização de meios de transporte, que atinge picos em época de colheita de safra. Ou seja, o fato da demanda logística ser mais intensa durante a colheita confere certa sazonalidade tanto ao prêmio no porto quanto ao prêmio no interior (dado que a chegada de nova oferta na praça reduz a cotação regional).

Não é possível avaliar um prêmio como bom ou ruim. É possível verificar se em determinado período do tempo ele está acima ou abaixo da média histórica e de anos anteriores. É a mesma ideia utilizada para preço, não existe preço bom ou ruim, apenas um preço mais elevado ou mais reduzido em comparação com determinado período anterior.

Colocando um exemplo, em 2018, a guerra comercial entre EUA e China deprimiu as cotações da soja na CBOT ao mesmo tempo que aumentou a demanda chinesa por exportações do Brasil, o que elevou o preço da oleaginosa em praças e portos brasileiros. Ao mesmo tempo, o cenário de elevação dos juros nos EUA e a incerteza política no Brasil causou forte desvalorização cambial. A combinação destes fatores resultou em um considerável aumento dos prêmios da soja, que se situaram em patamares muito acima das médias históricas. Abaixo está um gráfico histórico do prêmio de soja em Paranaguá, que ilustra a situação e que é periodicamente publicado pela Inteligência de Mercado:.

Em conclusão, o prêmio é um assunto bastante complexo e que é influenciado por diversos fatores distintos (O&D, logística, cenário macro e cambial, etc), tanto globais quanto regionais. Para melhor entender a flutuação desta importante variável das commodities, assine nossos relatórios e receba sempre a melhor informação de mercado!

Fonte: Mercados Agriculas Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: Fertilizer Shutterstock

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário