Maersk e MSC encerram acordo. A Santos Brasil agradece | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Maersk e MSC encerram acordo. A Santos Brasil agradece

A Maersk poderia tentar comprar a Santos Brasil se as ofertas para o STS10 ultrapassarem um pagamento pela concessão de R$ 2,4 bilhões,” escrevem os analistas

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1066 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Duas das maiores companhias de transporte marítimo do mundo disseram hoje que vão encerrar em 2025 seu acordo de compartilhamento de navios.

O acordo entre a Maersk e a MSC foi assinado em 2015 e envolve o uso de slots de navios das duas empresas em algumas rotas.

Na opinião do Bradesco BBI, a notícia é um vento a favor para a Santos Brasil, que opera três terminais portuários, o maior deles no Porto de Santos. 

Hoje, o mercado de transporte marítimo é formado por nove empresas, que estão divididas em três alianças estratégicas: a 2M (da Maersk e MSC); a Ocean Alliance (da Cosco, CMA CGM, Evergreen e OOCL); e a THE Alliance (da Hapag-Lloyd, ONE, HMM e Yang Ming). 

O Bradesco nota que a disrupção nas cadeias globais de abastecimento causada pela pandemia mudou a dinâmica do mercado de transporte marítimo.

Basicamente, as empresas de transporte marítimo passaram a dar mais prioridade para planejar jornadas mais ágeis, como forma de fornecer uma cadeia de suprimentos mais flexível, em vez de ter um número grande de rotas frequentes.

👉🏽 Clique aqui e Receba notícias no seu WhatsApp

“Na nossa visão, essa tendência deve impactar a indústria como um todo e promover uma desconsolidação do setor de transporte marítimo,” escreveram os analistas Victor Mizusaki, Andre Ferreira e Pedro Fontana. 

“Para a Santos Brasil, essa tendência pode ser positiva, porque pode ajudar a aumentar seu poder de barganha já que ela faria as negociações dos contratos de forma individual, caso a caso.” 

Por outro lado, o banco diz que o fim do acordo entre as duas empresas pode abrir oportunidade para a Maersk vender sua participação no terminal de contêineres BTP, uma joint venture dela com a MSC que também opera no Porto de Santos. 

Com isso, ela poderia ‘bidar’ sozinha no leilão do terminal STS10, que será um outro terminal de contêineres no Porto de Santos, e potencialmente uma concorrência para a Santos Brasil.

Outra consequência do evento de hoje, na visão do Bradesco, seria a Maersk tentar comprar a Santos Brasil ou seu terminal no Porto de Santos.

Esse cenário, no entanto, tem uma probabilidade menor de acontecer dado que a Santos Brasil negocia hoje a um EV/capacidade de R$ 2,3 mil/TEU, um valor 77% superior ao custo de reposição estimado para o terminal STS10.

“A Maersk poderia tentar comprar a Santos Brasil se as ofertas para o STS10 ultrapassarem um pagamento pela concessão de R$ 2,4 bilhões,” escrevem os analistas.

Fonte: Brazil Journal | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Acervo lançado com fotografias do setor ganha adesão