Chegou ao fim a parceria Maersk e MSC, as duas maiores empresas de transporte marítimo | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Chegou ao fim a parceria Maersk e MSC, as duas maiores empresas de transporte marítimo

Após 8 anos a aliança 2M, formada pela Maersk e MSC, as duas maiores empresas de transporte marítimo, concordaram mutuamente em encerrar a parceria

Enviado por: Redação | @jornalportuario
3069 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Com parceria no setor de transporte marítimo desde 2015, a MSC e Maersk anunciam o fim da aliança 2M. Contrato foi assinado há 8 anos, sendo benéfico para ambas. Parceiras de longa data, a Maersk e MSC anunciaram que irão romper seus laços estratégicos em 2025, quando fará uma década do projeto conhecido como 2M. 

A parceria de ambas teria sido acordada no ano de 2015 e tinha duração mínima de 10 anos. No contrato assinado há 8 anos, dividia-se as rotas do transporte marítimo, proporcionando uma maior competitividade no negócio de carga entre Ásia e Europa e nas regiões do Pacífico e Atlântico.

👉🏽 Clique aqui e Receba notícias no seu WhatsApp

"A Maersk e a MSC reconhecem que muita coisa mudou desde que as duas empresas assinaram o acordo de 10 anos em 2015. A descontinuação da aliança 2M abre o caminho para ambas as empresas continuarem a perseguir suas estratégias individuais.", afirmaram Vincent Clerc e Soren Toft, diretores executivos da Maersk e da MSC.

A aliança 2M é um acordo de compartilhamento de embarcações (VSA) de linha de transporte de contêineres, que foi introduzido em 2015 pela Maersk e MSC e tem um prazo mínimo de 10 anos com um período de aviso prévio de dois anos.

 Saiba quais são as empresa marítimas que fazem parte das alihanças estratégicas!

Hoje, o mercado de transporte marítimo é formado por nove empresas, que estão divididas em três alianças estratégicas: a 2M (da Maersk e MSC); a Ocean Alliance (da Cosco, CMA CGM, Evergreen e OOCL); e a THE Alliance (da Hapag-Lloyd, ONE, HMM e Yang Ming). 

As duas empresas observaram que o anúncio sobre o término da parceria da aliança 2M não tem impacto imediato nos serviços prestados aos clientes que usam as negociações da 2M.

Rompimento de parceria entre as empresas foi realizado no tempo estipulado

Ao ser anunciado o contrato, havia uma cláusula dizendo que se um dos lados optasse por quebrar a aliança, precisaria de aviso de dois anos, o que de fato aconteceu.

Apesar do anúncio do rompimento, os gestores de ambas empresas asseguraram que as ligações entre elas continuarão sendo feitas, até que os dois anos que restam de contrato cheguem ao fim e que não haja nenhum impacto entre os clientes que usam as rotas cobertas pela aliança 2M.

Segundo as palavras de Vincent Clerc pela Maersk e Soren Toft pela MSC: “A MSC e a Maersk reconhecem que muito mudou desde que as duas empresas assinaram o acordo de 10 anos em 2015. Descontinuar a aliança 2M abre o caminho para que ambas as empresas continuem a seguir as suas estratégias próprias”, concluíram os especialistas num comunicado conjunto.

Entenda um pouco mais sobre a relação da MSC e Maersk e como a aliança 2M beneficiou ambas.

A Maersk conta com mais de 100 mil trabalhadores, operando em 130 países. 62 mil milhões de dólares foram faturados só em 2021, isso equivale a mais de 55% do ano anterior.

Já em 2021, a MSC tinha a perspectiva de crescer mais do que a aliada, segundo o Financial Times, sendo que seu faturamento é menos da metade disso.

👉🏽 Siga nos no Instagram

De acordo com o jornal, somando a capacidade da frota juntamente das encomendas dos navios, a MSC tinha o panorama de que teria uma frota maior que a da Maersk.

Antes da pandemia, a empresa tinha receitas anuais superiores a 25 mil milhões de dólares.

Durante a pandemia, o transporte marítimo foi beneficiado com um disparo no preço do frete. E agora, a maior preocupação é descarbonização do seu negócio, procurando incorporar nas frotas, navios com menores emissões poluentes.

*(com informações da Maersk e MSC).

 

por: Luiz C Oliveira - jornalista portuário | Foto: Divulgação/Créditos: MSC and MSK

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Brasil busca Certificação Internacional de Modelos de Gestão do Trabalho Portuário na Europa