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Chegou ao fim a parceria Maersk e MSC, as duas maiores empresas de transporte marítimo

Após 8 anos a aliança 2M, formada pela Maersk e MSC, as duas maiores empresas de transporte marítimo, concordaram mutuamente em encerrar a parceria

Enviado por: Redação | @jornalportuario
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Com parceria no setor de transporte marítimo desde 2015, a MSC e Maersk anunciam o fim da aliança 2M. Contrato foi assinado há 8 anos, sendo benéfico para ambas. Parceiras de longa data, a Maersk e MSC anunciaram que irão romper seus laços estratégicos em 2025, quando fará uma década do projeto conhecido como 2M. 

A parceria de ambas teria sido acordada no ano de 2015 e tinha duração mínima de 10 anos. No contrato assinado há 8 anos, dividia-se as rotas do transporte marítimo, proporcionando uma maior competitividade no negócio de carga entre Ásia e Europa e nas regiões do Pacífico e Atlântico.

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"A Maersk e a MSC reconhecem que muita coisa mudou desde que as duas empresas assinaram o acordo de 10 anos em 2015. A descontinuação da aliança 2M abre o caminho para ambas as empresas continuarem a perseguir suas estratégias individuais.", afirmaram Vincent Clerc e Soren Toft, diretores executivos da Maersk e da MSC.

A aliança 2M é um acordo de compartilhamento de embarcações (VSA) de linha de transporte de contêineres, que foi introduzido em 2015 pela Maersk e MSC e tem um prazo mínimo de 10 anos com um período de aviso prévio de dois anos.

 Saiba quais são as empresa marítimas que fazem parte das alihanças estratégicas!

Hoje, o mercado de transporte marítimo é formado por nove empresas, que estão divididas em três alianças estratégicas: a 2M (da Maersk e MSC); a Ocean Alliance (da Cosco, CMA CGM, Evergreen e OOCL); e a THE Alliance (da Hapag-Lloyd, ONE, HMM e Yang Ming). 

As duas empresas observaram que o anúncio sobre o término da parceria da aliança 2M não tem impacto imediato nos serviços prestados aos clientes que usam as negociações da 2M.

Rompimento de parceria entre as empresas foi realizado no tempo estipulado

Ao ser anunciado o contrato, havia uma cláusula dizendo que se um dos lados optasse por quebrar a aliança, precisaria de aviso de dois anos, o que de fato aconteceu.

Apesar do anúncio do rompimento, os gestores de ambas empresas asseguraram que as ligações entre elas continuarão sendo feitas, até que os dois anos que restam de contrato cheguem ao fim e que não haja nenhum impacto entre os clientes que usam as rotas cobertas pela aliança 2M.

Segundo as palavras de Vincent Clerc pela Maersk e Soren Toft pela MSC: “A MSC e a Maersk reconhecem que muito mudou desde que as duas empresas assinaram o acordo de 10 anos em 2015. Descontinuar a aliança 2M abre o caminho para que ambas as empresas continuem a seguir as suas estratégias próprias”, concluíram os especialistas num comunicado conjunto.

Entenda um pouco mais sobre a relação da MSC e Maersk e como a aliança 2M beneficiou ambas.

A Maersk conta com mais de 100 mil trabalhadores, operando em 130 países. 62 mil milhões de dólares foram faturados só em 2021, isso equivale a mais de 55% do ano anterior.

Já em 2021, a MSC tinha a perspectiva de crescer mais do que a aliada, segundo o Financial Times, sendo que seu faturamento é menos da metade disso.

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De acordo com o jornal, somando a capacidade da frota juntamente das encomendas dos navios, a MSC tinha o panorama de que teria uma frota maior que a da Maersk.

Antes da pandemia, a empresa tinha receitas anuais superiores a 25 mil milhões de dólares.

Durante a pandemia, o transporte marítimo foi beneficiado com um disparo no preço do frete. E agora, a maior preocupação é descarbonização do seu negócio, procurando incorporar nas frotas, navios com menores emissões poluentes.

*(com informações da Maersk e MSC).

 

por: Luiz C Oliveira - jornalista portuário | Foto: Divulgação/Créditos: MSC and MSK

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