Porto Sudeste vence o prêmio ESG Portuário na categoria Projetos Ambientais | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Porto Sudeste vence o prêmio ESG Portuário na categoria Projetos Ambientais

Premiação é iniciativa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Laboratório de Pesquisa LabPortos

Enviado por: Redação | @jornalportuario
391 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Com o projeto “Sistema de Tratamento e Reaproveitamento de Recursos Hídricos”, o Porto Sudeste venceu o Prêmio ESG Portuário, na categoria Projetos Ambientais, que contempla iniciativas que beneficiem a natureza e o ecossistema. A premiação, que faz parte das atividades do VI Simpósio de Gestão Portuária, é organizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Laboratório de Pesquisa LabPortos. O intuito é valorizar organizações e profissionais do setor portuário que desenvolvem projetos de sustentabilidade inovadores e diferenciados.

O terminal portuário da Ilha da Madeira foi projetado com o conceito de sustentabilidade e reaproveitamento dos recursos hídricos em sua operação. Mas para aumentar a disponibilidade de água de reúso nas operações, a empresa implementou dois sistemas de drenagem, isolando a água da chuva daquela que flui pelos pátios de estocagem, além de três Estações de Tratamento e Reuso de Águas Pluviais (ETRAP’s) e da recente Estação de Tratamento de Esgoto.

Para Ulisses Oliveira, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Porto Sudeste, o prêmio é um importante reconhecimento pelas práticas ESG da empresa, mas ressalta que os resultados só podem ser alcançados com a participação efetiva de todos os colaboradores. “Esse prêmio é fruto do engajamento de todo o nosso time, principalmente das áreas operacional e limpeza industrial, que estão sempre comprometidas com nossas ações e atentas aos nossos indicadores e objetivos. Agradecemos ao professor Sergio Cutrim e a toda equipe do LabPortos pelo reconhecimento do nosso trabalho. Reforçamos que estamos sempre a postos para as discussões que contribuam com a agenda ESG aplicada ao setor portuário”, destacou.

Água industrial
Responsável pela apresentação do projeto na premiação, Bernardo Castello, gerente de Meio Ambiente do terminal, explica que a meta é aumentar, gradativamente, a eficiência do uso da água em todos os setores da empresa, avaliando os resultados e traçando planos de ação para a melhoria contínua do projeto, de forma manter a atuação alinhada ao ODS 6 da Agenda 2030 da ONU.

“A utilização da água industrial preserva os recursos hídricos naturais e traz maior eficiência para a operação portuária sem prejudicar o meio ambiente. Ao priorizarmos o consumo desta fonte, conseguimos reduzir a utilização de água nova (subterrânea), garantindo mais recurso hídrico para o entorno, ecossistema e comunidade”, concluiu. Desde o início das operações, em 2017, até os dias atuais, o Porto Sudeste registrou a marca de reutilização de 445.441m³ de água, quantidade suficiente para encher 178 piscinas olímpicas. Em 2022, do total de água utilizada na operação, 80%, cerca de 162.000m³ – quantidade que abastece 7364 residências com quatro pessoas –, foram provenientes das ETRAP’s, diminuindo o consumo de água dos poços em 37% em relação ao ano anterior.

Fonte: jornalatual | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Possibilidade de Análise Concorrencial em Outorgas Preocupa TUPs