Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Antaq divulga chamamento público para o porto de Arroio do Sal | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Antaq divulga chamamento público para o porto de Arroio do Sal

Conforme documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24)

437 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) o edital de autorização para construção e exploração do Porto Meridional, em Arroio do Sal, no Litoral Norte. De acordo com o documento, as empresas interessadas terão 30 dias para enviar propostas.

O projeto inicial contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas. A obra também incluirá um calado inicial de 17 metros que permitirá a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A obra tem valor previsto de R$ 6 bilhões. Segundo o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia, que lidera o empreendimento, os recursos para a execução da obra poderão ser captados por meio de cinco fontes. São elas: equity (capital de investidores), estruturação de dívidas, fundos de investimentos, fomento via BNDES e Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Ele explica que essas cinco fontes são possibilidades que podem atuar em conjunto ou individualmente. Oliveira Neto ressalta que a publicação do chamamento público que ocorreu nesta segunda-feira é um passo muito importante. O próximo será a liberação da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Depois disso, a construção deve ocorrer em 24 meses, e o primeiro navio deve atracar no porto em 2026.

— A Antaq é um divisor de águas. O Rio Grande do Sul já pode começar a comemorar a instalação desse porto que vai ampliar muito a circulação de cargas pelo Estado — diz o engenheiro.

O senador Luis Carlos Heinze (PP), que acompanha de perto as negociações acerca do projeto, celebrou o novo passo:

— Não será apenas a região do litoral que será beneficiada, mas todo o Estado. Hoje, boa parte da nossa exportação já não sai por Rio Grande, sai por Santa Catarina. Vamos atrair esse movimento para nós. A soja da parte norte do Estado e da Serra vai deixar de ir para Rio Grande e vai para Arroio do Sal, que é mais perto. Um dos problemas do RS é a falta de logística, hidrovia, ferrovia, portos e aeroportos, então essa é uma alternativa.

O deputado estadual Issur Koch (PP), que preside uma Frente Parlamentar em prol do porto de Arroio do Sal, na Assembleia Legislativa, destaca que o empreendimento no Litoral Norte não tem o propósito de competir com o de Rio Grande, mas de somar. Ele também ressalta as oportunidades que serão geradas pela obra.

— Santa Catarina, por exemplo, tem pelo menos cinco portos que se complementam. Vejo as dificuldades do setor metalmecânico e moveleiro para chegar até a metade sul do Estado. Empresas que passam por Arroio do Sal indo até Itajaí, por exemplo. O mais importante é trazer um novo modal econômico para o nosso litoral, que traria desenvolvimento industrial, sem perder o foco no desenvolvimento sustentável. No verão, o litoral se desenvolve e no inverno, não. É incalculável o desenvolvimento que esse porto trará — pontua.

Fonte: gauchazh | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário