Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou, entre os dias 26 e 27 de janeiro, uma visita técnica ao porto de Santos (SP). A comitiva, que contou com a participação do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, e do diretor Lima Filho fez diversas visitas às instalações portuárias e ferroviárias da região.
👉🏽 Clique aqui e Receba notícias no seu WhatsApp
O primeiro dia foi marcado pela visita conjunta dos diretores junto a representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Santos Port Authority (SPA) na MRS. O objetivo foi acompanhar o andamento dos projetos de soluções de integração operacional, garantia da capacidade e de mitigação de conflitos urbanos no acesso ao Porto de Santos.
Segundo a ANTT, os projetos previstos para o acesso ferroviário ao maior porto da América Latina têm o objetivo de capacitar a malha ferroviária para suportar o crescimento dos volumes transportados, não somente pela MRS, mas também por outras ferrovias que acessam o cais santista. Em 2021, 51 milhões de toneladas passaram pelos trilhos da MRS em direção ao Porto de Santos. As projeções para 2056 é chegar na casa das 110 milhões de toneladas.
📲🎙️🎧 Nos siga no Google News
Todos esses investimentos possibilitarão que o volume de carga geral transportado na malha da MRS dobre e, também, que a empresa multiplique por 7 o volume transportado de todo o tipo de carga em contêineres ao longo das próximas décadas. Assim, a companhia contribuirá para uma maior diversificação da matriz logística nacional em linha com a intenção recém-divulgada pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, que é elevar a participação do modal ferroviário para 40% até 2035.
O segundo dia de visitas foi marcado por visitas técnicas ao canal do Porto. Foram vistoriados os terminais de Uso Privado (TUPs), entre eles a DP World Santos, ao Terminal Exportador do Guarujá (TEG), que exporta soja e milho, e ao Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG). Esses dois se encontram em obras de melhorias para ampliação e capacidade de escoamento dos terminais.
Fonte: ANTAQ | Foto: Divulgação/ Créditos: ANTAQ
INFORMATIVO