Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Armadores e comerciantes se preparam para confrontos legais | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Armadores e comerciantes se preparam para confrontos legais

Sobre o conflito no Mar Vermelho

121 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A indústria marítima prepara-se para conflitos jurídicos sobre quem é responsável pelo risco crescente pela navegação no Mar Vermelho. O movimento é percebido num momento de temores pela segurança em razão dos ataques realizados pelos rebeldes Houthi.

Os principais armadores internacionais vêm adotando o longo caminho em torno do Cabo da Boa Esperança para escapar ao cerco, acrescentando cerca de 14 a 20 dias ao tempo de viagem. O consequente aumento dos fretes e os atrasos na cadeia de abastecimento vêm suscitando preocupações mundiais sobre o impacto na inflação e no preço dos produtos.

Segundo o jornal londrino "City AM", advogados consultados informaram lidar com um número crescente de consultas de clientes de transporte marítimo que procuram esclarecimentos sobre as suas posições jurídicas ao abrigo dos atuais acordos de fretamento.

Os armadores e os grupos que alugam navios, que incluem comerciantes de mercadorias e grandes empresas petrolíferas, acordam contratos de fretamento para determinar quem é responsável pelos riscos associados a uma viagem.

Ações judiciais ou arbitragem marítima ainda não se tornaram públicas, mas os advogados consultados sinalizam que é uma tendência.

Nick Austin, advogado de transportes da Reed Smith, revelou que os afretadores começaram a solicitar aconselhamento sobre se poderiam forçar um navio a transitar pelo Mar Vermelho, apesar do risco. Já os armadores querem saber se podem recusar sem responsabilidade legal.

“Atualmente, estamos respondendo a um grande número de consultas de nossos clientes de transporte marítimo que buscam esclarecimentos sobre a posição jurídica sob acordos de fretamento”, disse o advogado. “Isso varia de contrato para contrato e pode ter implicações diversas dependendo do texto.”

Siga-nos

Disputas por atraso na entrega, danos à carga e sobreestadia também podem surgir nos tribunais à medida que o conflito avança, alertaram os advogados.

À medida que as rotas são estendidas, há menos certeza de que os navios chegarão ao porto dentro dos prazos designados e que a carga será entregue de acordo com os termos contratuais entre o fornecedor e o comprador final”, disse Jonathan Moss, chefe global do setor de transporte da DWF.

Um porta-voz da Câmara de Navegação do Reino Unido disse: “As decisões sobre a possibilidade de redirecionar o trânsito para longe do Mar Vermelho têm consequências comerciais e jurídicas para os proprietários dos navios. As companhias de navegação tomarão decisões individuais para os navios com base no seu histórico de escalas, propriedade, carga e no apoio disponível dos meios militares na região. Quando uma embarcação é desviada, visto que o risco de ataque é significativo, a Câmara incentiva os afretadores a apoiarem a decisão dos seus armadores, reconhecendo que a segurança dos marítimos e das embarcações é a maior prioridade”.

Fonte: CityAM | Foto: Divulgação

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário