Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
ATP doa EVTEA para concessão do canal de acesso da Barra Norte | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

ATP doa EVTEA para concessão do canal de acesso da Barra Norte

O projeto ampliará capacidade de corredor logístico voltado...

352 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) entregou, na segunda-feira (5), ao ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho e ao diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) para concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. A doação do estudo contribuirá para o encaminhamento do projeto que vai ampliar a capacidade do corredor logístico e o escoamento de granéis vegetais e minerais pela Região Norte.

De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a entrega do estudo para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas é um marco significativo para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. Segundo ele, a elaboração do EVTEA é uma iniciativa do setor produtivo com o objetivo de estimular o potencial de crescimento da movimentação de carga na região, que enfrenta gargalos como as restrições de calado e outros.

Barbosa destaca que, ao fortalecer a saída de escoamento de produção pelo Norte, será comprovada a vocação da região para o desenvolvimento do país. Segundo ele, atualmente, a Barra Norte movimenta cerca de 45 milhões de toneladas de cargas.

"A ATP e seus associados doaram esse estudo com objetivo de contribuir com avanço desse importante projeto para o setor de transportes e logística e para o escoamento de cargas pela região. A implementação do projeto trará inúmeros benefícios para a economia e para o aprimoramento logístico do país. Essa iniciativa reflete o compromisso do MPort, da Antaq e dos Terminais de Uso Privado (TUPs), em impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local", analisa.

O ministro Sílvio Costa Filho ressaltou que a entrega do EVTEA pela ATP dialoga com o momento atual da pasta de Portos e Aeroportos que, pela primeira vez na história, contará com uma secretaria nacional de hidrovias. "Trata-se de um momento importante para termos de fato um planejamento estratégico para o país na agenda hidroviária. Sabemos os benefícios que as hidrovias têm em relação à redução de custo operacional e um maior equilíbrio ambiental", afirmou.

Segundo ele, os próximos passos após a entrega do estudo são realização de audiência pública, envio do projeto ao Tribunal de Contas da União, até a chegada da licitação. "O estudo da ATP é muito importante. A concessão da Barra Norte é uma oportunidade para aumento da competitividade da importação e exportação no mercado nacional e internacional", analisa.

Costa Filho destacou a contribuição da ATP com a doação do estudo de viabilidade da concessão da Barra Norte. "Gostaria de agradecer, em nome do presidente Lula, o apoio institucional da ATP ao Ministério de Portos e Aeroportos. A solidariedade da associação com ministério e ressaltar a importância da agenda do setor para a economia brasileira", completou.

Já o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou a importância do estudo da ATP e ressaltou a atuação das associadas na região norte que gerou aumento na movimentação de cargas na Barra Norte, que atingiu 75 milhões de toneladas movimentadas na região Amazônica em 2023.

"Considero importante a participação do setor privado em contribuir com o Estado para melhoria da infraestrutura pela qual são exportadas as cargas. Exalto o simbolismo e a importância desse momento para a Barra Norte que vai beneficiar toda a região hidroviária da bacia do Rio Amazonas", ponderou.

EVTEA

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas foi realizado pela Coastal Port Engenharia, a pedido da Associação de Terminais Portuários Privados e foi patrocinado pelas empresas associadas, Cargill, Amaggi, LDC e MRN.

O estudo, concluído em 2023, visa a concessão da região para otimizar a infraestrutura de acesso hidroviário e promover uma navegação mais segura e eficiente.

O futuro concessionário terá a responsabilidade crucial de conduzir levantamentos hidrográficos periódicos, gerenciar o tráfego, implementar sinalização náutica e realizar a manutenção necessária, contribuindo assim para o crescimento econômico e aprimoramento logístico da área.

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Siga-nos

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário