Audiência vai discutir terminal para estocagem de ácido sulfúrico no Porto | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Audiência vai discutir terminal para estocagem de ácido sulfúrico no Porto

Empresa francesa conseguiu a concessão para o depósito e distribuição do produto corrosivo e tóxico

420 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Maceió pode abrir as portas, pelo mar, para mais uma atividade-bomba para o meio ambiente e população. Dessa vez, os holofotes devem ser direcionados à Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes Ltda, uma multinacional francesa que fabrica e comercializa fertilizantes de alta tecnologia, segundo se autodenomina. A empresa pleiteia instalar no Porto de Maceió o espaço de estocagem de ácido sulfúrico.

No próximo 7 de junho, a francesa convida interessados -  incluindo a Prefeitura do Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, associações, sindicatos, universidades e organizações não-governamentais - para audiência pública que vai discutir o impacto ambiental da implantação da unidade de recebimento e estocagem do ácido no Porto, ou seja, novamente dentro da capital alagoana.

A audiência será realizada às 10 horas no auditório do Porto de Maceió.

O ácido sulfúrico é altamente tóxico e, além de ficar estocado no Porto, será transportado para usinas de açúcar e álcool e a Braskem por dentro das ruas de Maceió. As primeiras notícias sobre a instalação da unidade em Maceió surgiu em abril de 2021 em matéria dos jornalistas José Fernando e Tamara Albuquerque no JORNAL EXTRA.

A reportagem alertava que a área MAC 10 do Porto de Maceió seria utilizada para abrigar reservatório do ácido, produto tóxico, altamente corrosivo e que, em caso de acidente ambiental, pode contaminar cursos de águas tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade.

Também informou que a empresa Timac, subsidiária do Grupo Roullier (França), conseguiu a concessão da área no Porto de Maceió com um lance de R$ 50 mil em leilão realizado em dezembro de 2020 na B3, a bolsa de valores, no Governo Bolsonaro.

Veja o edital de convocação:

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O EIA -RIMA DO EMPREENDIMENTO
UNIDADE DE RECEBIMENTO E ESTOCAGEM DE ÁCIDO SULFÚRICO
TIMAC AGRO INDUSTRIA E COMÉRCIO DE FERTILIZANTES LTDA.,

Convoca a comunidade em geral para participar da Audiência Pública, referente ao Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA do empreendimento “Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico” – a ser localizada na Av. Industrial Cícero Toledo, Armazém de Graneis Líquidos, Lote 7 | Porto de Maceió em Jaraguá, Maceió – AL, a ser realizada às 10h00h (dez horas) do dia 07 de junho de 2023, no Auditório do Porto de Maceió, localizado na Av. Industrial Cícero Toledo, Porto de Maceió, Bairro do Jaraguá, Maceió – AL. Ficam especialmente convidados: Prefeitura do Município de Maceió, Ministério Público Federal – MPF, Ministério Público Estadual – MPE, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado e do Município do Maceió, Associações, Sindicatos, Universidades e Organizações Não-Governamentais.

Fonte: ojornalextra | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

White Martins fará no Ceará seu maior projeto de hidrogênio verde do Brasil