Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Barcos para transporte hidroviário são fabricados em Guarujá | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Barcos para transporte hidroviário são fabricados em Guarujá

As embarcações serão utilizadas em projeto piloto do futuro transporte hidroviário na Baixada Santista

464 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

As embarcações, que serão utilizadas em projeto piloto do futuro transporte hidroviário na Baixada Santista, estão sendo produzidas em Guarujá. A fabricação acontece na NavalBraz Estaleiro Naval, na Marina Dolphin, localizado no Complexo Industrial Naval de Guarujá (CING). A produção dos barcos na cidade é feita pela SP Hidro, startup sediada no Parque Tecnológico de Santos.

Na última semana, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário e Turismo visitaram o estaleiro no CING, para conferir de perto a engenharia e a técnica envolvida na construção deste tipo de embarcação (toda fabricada em alumínio), além de ver os robôs de solda especial e demais estruturas de apoio a essa atividade.

Eles foram recepcionados pelo diretor da SPHIDRO S.A., Gontran Parente e pelo diretor Arquiteto Naval Ovid Duncan. Também acompanharam a visita, os secretários de Turismo de Cubatão e de São Vicente.

Além disso, no mesmo estaleiro de Guarujá fabrica-se, ainda, o único barco de busca e resgate do País de alta tecnologia e autoadriçável. Trata-se de uma especializada fabricada no CING, que poderá ser utilizada pela Marinha.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, a atividade “evidencia, mais uma vez, o enorme potencial do CING e as inúmeras possibilidades de desenvolvimento que este pode trazer, abrigando atividades das marinas, da produção náutica e ações de turismo”.

Ele acrescenta que a empresa, inclusive, obteve recursos junto à Marinha, para desenvolver a fabricação específica de 14 embarcações para este projeto (por meio de parceria público privada com o Estado), de transporte público aquaviário de passageiros na Região, que ainda prevê a interligação com outros tipos de modais.

Para o titular do Turismo de Guarujá, o projeto de transporte hidroviário vai certamente fomentar o turismo náutico da cidade, recentemente premiado. “Ganhamos o Prêmio Top Destinos, na categoria Turismo Náutico, e a ideia é, através do projeto de modal hidroviário, criar uma rota turística de transporte, entre as cidades. Mais estudos também estão sendo feitos”, complementa Fábio.

Incentivo fiscal

Na oportunidade, secretários e representantes da startup falaram da necessidade de sensibilizar o Governo do Estado, em reduzir o percentual do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o intuito de incentivar a indústria náutica e naval na região.

“Não podemos perder empresas, postos de trabalho e os recursos gerados. Pelo contrário, há que se envidar esforços e estabelecer políticas, para atrair novos investimentos, gerando mais empregos, oferecendo oportunidades para nossos jovens e trazendo desenvolvimento para o município”, ponderou o Secretário de Desenvolvimento de Guarujá.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário