Brasil e China alcançaram um marco ao completarem a primeira operação comercial usando exclusivamente suas moedas locais, o yuan chinês e o real brasileiro. A transação foi realizada pela empresa Eldorado Brasil, que embarcou 43 contêineres de celulose para a China em agosto. A conversão direta foi concluída no final de setembro, com a confirmação da disponibilidade dos fundos pela empresa.
Fernando Storchi, CFO da Eldorado, explicou que essa exportação foi um teste e contou com o apoio do Banco da China Brasil (BOC Brasil). O processo envolveu o embarque da mercadoria do Porto de Santos para o Porto de Qingdao, na China, em agosto. Posteriormente, o BOC Brasil recebeu uma carta de crédito em moeda chinesa emitida pelo importador. Após revisão de documentos, o BOC Brasil converteu imediatamente os fundos recebidos em reminbi em reais e os transferiu para a conta local do cliente.
O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
A mídia estatal chinesa destacou que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assinou um memorando de entendimento em abril deste ano, durante sua viagem à China, visando promover o comércio em moedas locais. Essa iniciativa reflete os esforços de Brasil e China em reduzir a dependência do dólar nas transações comerciais internacionais.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Imagem: (Créditos): Reprodução Internet
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO