A nova embarcação “Buenos Aires Express”, de 13.312 TEUs, da Capital Ship junta-se à Hapag-Lloyd para operar sob um contrato de longo prazo em uma rota que ligará a América do Sul com a Europa e o Extremo Oriente, conforme relatado pela Alphaliner.
O navio porta-contêineres compacto neo-post-panamax (C-NPX), de propriedade do armador grego não operacional Capital-Executive Ship Management (Capital), foi encomendado ao estaleiro sul-coreano Hyundai Samho Heavy Industries (HSHI) e é a penúltima unidade em um série de seis navios irmãos de alta fricção que a linha de contêineres alemã receberá em 2022 e este ano.
Expresso Buenos Aires
Toda a série de porta-contêineres é projetada para operar principalmente em serviços que ligam o Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul e ligam a América do Sul à Europa ou ao Extremo Oriente. Assim, o “Buenos Aires Express”, que tem 335 m de comprimento e 51 m (20 fileiras) de largura, é equipado com lavador de gases e é movido por um motor principal WinGD7X92-B, além de contar com 2.220 velas, com capacidade de transportar grandes volumes de produtos agrícolas.
Inicialmente, os seis navios foram encomendados pela Capital, controlada pela Marinakis, mas o armador grego e a empresa alemã chegaram a um acordo em bloco pelo qual a Hapag-Lloyd concordou em fretar três dos navios e adquirir os outros três em uma única transação. Além dos seis navios HSHI, a Hapag-Lloyd garantiu mais quatro navios frigoríficos de tamanho comparável em um contrato de compra e afretamento semelhante com a Chartworld Shipping, outro proprietário grego não operacional. A entrega do último navio da série está prevista para junho com o nome "Buena Ventura Express".
Essas embarcações, com entrega prevista para o final deste ano e 2024, estão sendo construídas no estaleiro chinês New Century Shipyard (também conhecido como New Times Shipyard).
Fonte: Mundo Marítimo | Fotos / Divulgação / Créditos:
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