Diante dos efeitos prolongados da estação seca e em cumprimento à sua responsabilidade de prestar um serviço confiável e sustentável, o Canal do Panamá anunciou que comunicou a seus clientes que, com efeito imediato, manterá um calado de 44 pés ou 13,41 metros.
De acordo com esta disposição e juntamente com esta condição temporária, o Canal do Panamá permitirá o trânsito de uma média de 32 navios por dia.
Da Autoridade do Canal do Panamá, eles explicaram que, como parte de um fenômeno global, durante os últimos seis meses, o Canal experimentou uma estação seca prolongada com altos níveis de evaporação, com alta probabilidade de uma condição de El Niño antes do final deste ano civil.
O Canal acrescentou que vem implementando procedimentos para melhorar a eficiência hídrica de suas operações, ao mesmo tempo em que realiza estudos para identificar soluções de longo prazo para a variabilidade climática. No entanto, a atual gravidade da seca, juntamente com sua recorrência, não tem precedentes históricos.
Finalmente, o Canal do Panamá afirmou que “mantém seu compromisso de garantir operações seguras e confiáveis no curto prazo e serviços otimizados nos próximos anos”.
Fonte: Mundo Marítimo | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO