A Ceva Logistics assinou acordo com a Eastern Pacific Shipping para o arrendamento de quatro embarcações híbridas de longo curso GNL de combustível duplo. Os navios vão permitir que a Ceva transporte, aproximadamente, 140.000 veículos por ano entre mercados globais, especialmente China e Europa.
Os navios Ro-Ro estão em construção pelo China Merchants Jinling Shipyard (Weihai), com a primeira embarcação prevista para ser entregue em dezembro e os três navios subsequentes chegando em 2024. Sob o contrato de arrendamento, a Ceva Logistics administrará e operará as embarcações com total controle comercial sobre a capacidade Ro-Ro.
Com quase 200 metros de comprimento, cada uma das embarcações terá capacidade para transportar 7.000 carros, graças a quase 59.000 metros quadrados de superfície efetiva do convés, distribuídos em 12 níveis. Com largura de 38 metros, os navios terão arqueação bruta de 72 mil toneladas e velocidade máxima de 19,5 nós. Os sistemas de energia híbrida das embarcações Ro-Ro incluirão capacidades de GNL e bateria elétrica.
As novas embarcações permitirão que a Ceva ofereça sua própria capacidade controlada a clientes automotivos e forneça um conjunto de opções flexíveis de remessa e serviços de ponta a ponta. A Ceva oferecerá soluções porta a porta, capazes de receber veículos acabados diretamente das instalações de fabricação e, em seguida, gerenciar o transporte para destinos finais em todo o mundo por meio de sua rede de conexões portuárias, capacidade Ro-Ro, transportadores de veículos e depósitos de veículos.
As vendas globais de novos veículos leves devem atingir quase 83,6 milhões de unidades em 2023, um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, de acordo com uma previsão recente da S&P Global Mobility. Com a produção global de 2022 aumentando aproximadamente 6,0% em relação aos níveis de 2021, as estimativas colocam a produção de 2023 em 85 milhões de unidades, um aumento de 4% em relação a 2022. Não se espera que os níveis de produção atinjam números pré-pandêmicos antes de 2024 ou 2025, de acordo com várias estimativas da indústria. Em 2022, a China exportou 3,1 milhões de veículos, um aumento de 54,4% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM).
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO