A CMA CGM informou que no terceiro trimestre de 2023 obteve receitas de US$ 11,4 bilhões (queda de 42,6%) e que observou um reequilíbrio gradual das contribuições das atividades de transporte marítimo e logística do Grupo. O Ebitda totalizou US$ 2.000 milhões, 78,2% menos que no terceiro trimestre de 2022. A margem Ebitda ficou em 17,5%, 28,5 pontos a menos, e o resultado líquido do Grupo foi de US$ 388 milhões. Enquanto a dívida líquida de recursos financeiros totalizava US$ 100 milhões em 30 de setembro de 2023.
Comentando os resultados do período, Rodolphe Saadé, presidente e CEO do Grupo CMA CGM, indicou que “o setor continuou a normalizar no terceiro trimestre, com o retorno às condições de mercado pré-pandemia. muito sólido, o que confirma a relevância da nossa estratégia de crescimento em terminais e logística. Consequentemente, estamos mais resilientes à medida que entramos neste novo ciclo. A desaceleração da economia global deverá continuar pesando sobre o nosso setor no próximo período, mas o os volumes transportados permanecem sólidos.”
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Transporte marítimo
A receita consolidada das operações de transporte marítimo da CMA CGM totalizou US$ 7,6 bilhões, uma queda de 51,8% em relação ao terceiro trimestre de 2022, refletindo a normalização contínua das taxas de frete. O Ebitda totalizou US$ 1,6 bilhão, 81,6% a menos que no terceiro trimestre de 2022. A margem Ebitda ficou em 21,0%, 34 pontos a menos. A receita média por TEU foi de US$ 1.322, 52,3% menor que no mesmo período do ano anterior.
Os volumes transportados aumentaram 0,9% em relação ao mesmo período de 2022, representando um total de 5,7 milhões de TEUs. Os volumes continuaram a crescer nas linhas Norte-Sul e de curta distância, enquanto se normalizaram nas linhas Leste-Oeste, devido à redução dos estoques nos Estados Unidos e ao consumo interno mais moderado em um ambiente inflacionário.
Logística
A receita das operações logísticas atingiu US$ 3,7 bilhões no terceiro trimestre do ano. O Ebitda situou-se em 348 milhões de dólares, o que representa uma diminuição homóloga de 3,0%.
A estabilidade do negócio logístico, num momento de declínio do comércio, reflecte, por um lado, o abrandamento dos mercados de carga e, por outro, o reforço da oferta de serviços e a resiliência de determinadas actividades, notou a companhia marítima.
Outras atividades
A receita de outras atividades, incluindo terminais portuários e CMA CGM AIR CARGO, aumentou 5,3%, para US$ 526 milhões. O Ebitda foi de US$ 56 milhões, 58,4% menor, principalmente devido à normalização dos volumes nos terminais portuários e, em particular, à diminuição das receitas de armazenamento ligadas ao congestionamento. Além disso, o mercado de transporte aéreo de carga foi afetado pelo aumento da capacidade e pelo enfraquecimento da demanda.
Ativos operacionais e na transição energética
No final de agosto de 2023, a CMA CGM concluiu a aquisição por US$ 2,8 bilhões dos terminais de contêineres GCT Bayonne e Nova York, renomeados como Port Liberty Bayonne e Port Liberty New York. Da mesma forma, investiu mais de 17 mil milhões de dólares numa frota de quase 120 navios movidos a GNL e metanol que serão entregues antes de 2027.
Perspectivas
Segundo a CMA CGM, as previsões macroeconômicas apontam para uma relativa resiliência da atividade econômica global em 2023, embora num nível inferior à média histórica, mas não antecipam uma recuperação em 2024. No entanto, esta perspectiva contrasta com uma recuperação esperada do comércio global em 2024. A nova capacidade esperada no mercado no próximo ano provavelmente continuará a exercer pressão descendente sobre as taxas de frete.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
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