Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
CODEBA determina condições para a exportação de granéis sólidos minerais pelo Porto de Ilhéus | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

CODEBA determina condições para a exportação de granéis sólidos minerais pelo Porto de Ilhéus

Essa decisão vem como resposta à proposta apresentada pela Diretoria Empresarial e de Relação com o Mercado

504 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Em uma medida visando manter a competitividade, atender à demanda e garantir a manutenção da receita tarifária, o Conselho de Administração da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) anunciou, durante a sua 611ª Reunião realizada em 30 de junho, a aprovação de condições especiais para a exportação de granéis sólidos minerais pelo Porto de Ilhéus. Essa decisão vem como resposta à proposta apresentada pela Diretoria Empresarial e de Relação com o Mercado.

A mudança na forma de cobrança da tarifa de infraestrutura de acesso aquaviário foi um dos principais motivos para a implementação dessas condições especiais. Agora, a tarifa passa a ser calculada com base no porte bruto da embarcação, independentemente da quantidade de carga transportada. Essa mudança acabou resultando em um aumento de despesas para os exportadores de minérios que não conseguem navios com o porte próximo à consignação a ser exportada, superando assim a correção tarifária.

Diante desse cenário, a CODEBA decidiu agir para minimizar o impacto e evitar prejuízos nas exportações de minerais originários da área de influência do Porto de Ilhéus. Dessa forma, foi confirmado o estabelecimento de condições especiais para a exportação de granéis sólidos minerais em navios com consignação inferior a 50%. Essa medida tem como objetivo proporcionar um desconto aos exportadores afetados, corrigindo assim o impacto financeiro causado pela mudança na forma de cobrança da tarifa de infraestrutura de acesso aquaviário.

A iniciativa da CODEBA demonstra o compromisso da companhia em apoiar e fortalecer o setor de exportação de minerais, buscando garantir a competitividade e o desenvolvimento econômico regional. Através do Porto de Ilhéus, a CODEBA desempenha um papel fundamental na logística de exportação e importação, contribuindo para o crescimento da região e do país como um todo.

Com as condições especiais estabelecidas, os exportadores de granéis sólidos minerais que enfrentam dificuldades em encontrar navios com o porte adequado para a quantidade de carga a ser transportada poderão se beneficiar desse desconto oferecido pela CODEBA. Essa medida certamente contribuirá para manter a competitividade das exportações de minerais e preservar a receita tarifária, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região.

Em um contexto de constantes mudanças no mercado e nas condições de negócio, a CODEBA se mostra atenta às necessidades dos exportadores e busca soluções que promovam o crescimento sustentável do setor portuário. A implementação dessas condições especiais é mais um exemplo desse compromisso, demonstrando o empenho da CODEBA em apoiar os agentes econômicos e impulsionar o desenvolvimento da região de Ilhéus e arredores.

Direto da redação | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário