O transatlântico MSC Lírica abriu no sábado (2) a maior temporada de cruzeiros da história de Itajaí, em Santa Catarina. Em 2023/2024 estão programados oito navios que vão realizar 42 escalas na cidade, quase o dobro da temporada passada. Até abril de 2024, toda semana algum navio atraca no Porto de Itajaí para trânsito de passageiros ou embarque e desembarque. A estimativa é de 110 mil turistas e a movimentação de mais de R$ 60 milhões na economia da cidade.
Esta é a primeira vez que o MSC Lírica chega em Itajaí. A linha é uma das conquistas da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, que atraiu para a cidade três navios inéditos nesta temporada. O MSC Lírica veio de Paranaguá (PR) com 1.100 passageiros já embarcados e outros 1.100 embarcararam rumo a Punta Del Leste, no Uruguai.
Outro que estará sempre pela cidade para embarques de passageiros é o Costa Favolosa, que já marcou presença na última temporada e conta com linhas nacionais e internacionais na América do Sul. A primeira escala do Favolosa será em 19 de dezembro.
Os demais cruzeiros farão escala de trânsito em Itajaí, ou seja, não haverá embarque de novos passageiros, mas os turistas poderão descer do transatlântico e visitar o município. O último navio da temporada chegará no dia 3 de abril de 2024.
Outros dois cruzeiros de luxo internacionais são inéditos na cidade nesta temporada: Seven Seas Voyager e Seven Seas Splendor. Os transatlânticos MSC Armonia, MSC Música, MS Marina e Costa Diadema também já passaram por Itajaí e integram a programação.
"Além de sermos o único píer alfandegado do Sul do Brasil, temos trabalhado para agilizar os processos de embarque e desembarque, garantindo comodidade e possibilitando que o visitante tenha mais tempo para desfrutar dos atrativos de nossa cidade", destaca o secretário municipal de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni.
Litoral catarinense
Em todo o litoral catarinense serão 124 escalas até abril de 2024, a maioria delas em Balneário Camboriú. Junto com Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú são as únicas catarinenses que recebem cruzeiros. Balneário Camboriú terá o maior número de visitantes: cerca de 150 mil pessoas devem passar pela cidade em 60 viagens. Itajaí surge na sequência com 42 escalas (110 mil pessoas) e Porto Belo com 76 mil.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: Porto de Itajai - Divulgação
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO