Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Conferentes de carga e descarga: sem eles, o Porto de Santos não seria o mesmo | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Conferentes de carga e descarga: sem eles, o Porto de Santos não seria o mesmo

Profissionais experientes dão suporte a operações em terra e a bordo no maior porto da América Latina

387 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Vinte e um anos separam as trajetórias de Carlos Alberto Garcia, de 72 anos, e Edson Francisco da Cruz, de 58, na profissão que escolheram. Por coincidência, os dois foram alertados por amigos que haveria concurso - no caso do primeiro, em 1973, e no do segundo, em 1994. Eles foram conferir no que dava, passaram e estão até hoje na profissão: são conferentes de carga e descarga no Porto de Santos.

“No começo, fui um choque para mim trabalhar no Porto, pois havia vindo de um ambiente de trabalho completamente diferente (na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão). Mas, aos poucos, fui me acostumando e pegando um grande carinho pela profissão. Vários oficiais de navios me confidenciaram que o trabalho realizado em Santos era de boa qualidade em relação ao de outros portos”, lembra Garcia.

“Fui atraído por essa ideia e, após o início efetivo das atividades, foi que compreendi a complexidade das várias tarefas que ficam sob a responsabilidade deste profissional, em uma atividade multitarefas, dinâmica e contagiante”, conta Cruz.

O conferente oferece suporte técnico e administrativo nas operações de movimentação de carga, desempenhando as atividades a bordo das embarcações e também em terra. Ele identifica tudo, anotando em documentos próprios informações como quantidade, volume, peso, marcas e outras características, que permitam assegurar que a carga a ser movimentada é a prevista e correta.

Além disso, o profissional é responsável pelo exato cumprimento dos sequenciamentos de embarque e descarga das mercadorias nos porões dos navios, anotando todo o histórico da operação, tempo de movimentações, de paralisações, produtividade e outros itens, fazendo também a ligação do comando do navio com o operador portuário.

“É um polo concentrador de informações, organizando a logística para um bom resultado operacional", completa Cruz. "O nome conferente até é muito simplório para destacar uma profissão que tem uma importância muito grande”, emenda Garcia.

Desafios e futuro

Como em todas as áreas de trabalho, o desafio do conferente é acompanhar a evolução das operações e dos equipamentos. “As categorias do Porto têm tido possibilidade de fazer cursos, seja pelo Ogmo (Órgão de Gestão de Mão de Obra), pela Marinha e também patrocinados pelas empresas portuárias para atender a especificidade de cada uma delas. E o conferente tem participado”, conta Garcia.

Cruz também se alinha a esse raciocínio. “É estar sempre se preparando para o aumento contínuo na eficiência das movimentações de carga, para extrair resultados cada vez maiores e melhores dentro de um mesmo intervalo de tempo, justamente em razão dessa modernização operacional promovida pelos patrões”.

Em meio ao aperfeiçoamento, a luta e o otimismo prevalecem na atividade de conferente. “O futuro é lutar cada vez mais para demonstrar a necessidade de se ter esse profissional em condições de exercer o seu trabalho com dignidade”, afirma Garcia. “Onde existir carga a ser movimentada nos navios, existirá sempre a necessidade da presença do conferente para identificação, certificação e o correto posicionamento desta carga”, finaliza Cruz.

Fonte: Jornal A Tribuna | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário