A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) aprovou o Estudo de Avaliação de Risco (EAR) do Porto de Ilhéus, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba. O documento também foi analisado e aprovado no âmbito da Comissão Estadual (Cesportos).
A Deliberação Nº 1.018, que homologa a EAR, foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (15).
O EAR foi contratado pela Codeba com o objetivo de valorar os ativos, as ameaças, as vulnerabilidades e as consequências no porto baiano, localizado no Sul da Bahia. O documento propõe as medidas para evitar os acidentes de proteção, identificando os riscos em segurança orgânica, assim como os ativos de interesse localizados fora da área portuária, mas que são considerados importantes para proteger as ações portuárias, conforme recomendações e diretrizes do Código ISPS e das Resoluções da Conportos. A elaboração do documento foi acompanhada pelo supervisor de segurança do Porto de Ilhéus.
O próximo passo da Codeba será elaborar o plano de segurança portuária do porto ilheense com base no Estudo de Avaliação de Risco, visando cumprir todos requisitos previstos no Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias - ISPS Code.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO